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Seções | Indisciplina | E agora, Telma?


Por: NOVA ESCOLA

Os alunos picham as paredes da sala com palavrões. O que fazer?

Telma Vinha responde a dúvidas sobre comportamento

Telma Vinha,

Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pergunta enviada por Solange dos Santos Silva, Coribe, BA 

Para lidar com situações como essa e evitar problemas, muitas instituições ameaçam a turma, colocam filmadoras nos corredores e trancam as salas. Vale mais a pena, no entanto, refletir sobre as causas das pichações, atuando para minimizá-las. Reflita sobre o que os estudantes estão dizendo com tal comportamento. Eles não picham as paredes de casa, pois sentem aquele lugar como seu. Se o fazem na escola, é por não se considerarem parte dela. O sentimento de pertencimento surge quando todos encontram, nas relações humanas e no ambiente físico, sentido, segurança, proteção, apoio e reconhecimento de seus esforços e direitos, quando cada um entende que as regras são necessárias e as sanções justas. Esse sentimento gera respeito pela instituição e pelas pessoas, facilitando a adesão às normas. Pesquisas apontam que o clima escolar é essencial ao aprendizado, à qualidade das relações e ao bom funcionamento da instituição. Quando ele é negativo - por causa do autoritarismo, da omissão ou da inconsistência dos adultos -, os estudantes tendem a se comunicar mal, não conseguem trabalhar em equipe e os conflitos, a agressividade e o vandalismo aumentam. A escola precisa fazer uma análise sobre os momentos que crianças e jovens estão tendo para participar efetivamente. É importante criar assembleias para a resolução de conflitos e motivá-los a participar de grêmios, rádios, jornais, oficinas de música, teatro e esportes. É válido também envolver todos na organização do espaço, fazendo mosaicos, grafites, painéis, murais etc. A ideia é substituir a violência pela expressão por meio de palavras, da arte ou de atividades corporais.


Foto: Alexandre Battibugli