Como um docente novato evita se contaminar com a desmotivação dos demais?
Telma Vinha responde a dúvidas sobre comportamento
PorNOVA ESCOLA
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
É natural que o iniciante chegue à escola mais motivado e pode ser difícil manter-se assim se parte da equipe não crê em mudanças. Muitos docentes, no entanto, conseguem fazê-lo, pois focam na transformação que causam na vida dos alunos. Tenha isso em mente, estude o projeto político-pedagógico (PPP) da escola e converse sobre a autonomia de que dispõe para criar propostas diferentes. Aproxime-se de colegas abertos a novas ideias, troque experiências e os convide a realizar projetos, compartilhando resultados e valorizando quem colaborou. Incentive a criação de grupos de estudos, sugira trocas de experiência e palestras. Vale também manter vínculos com a universidade para se manter atualizada.
Foto: Alexandre Battibugli
Últimas notícias