Compartilhe:

Jornalismo

"Uso produtos locais para dar mais sabor à merenda"

Leonídio Fernandes é merendeiro do CE Tarsila do Amaral

PorNOVA ESCOLA

30/05/2016

Fernandes e a fila de alunos para provar a cuca com banana da agricultura familiar. Fotos: Marcelo Almeida

"Tenho 48 anos e cozinho desde criança, mas nunca vi minhas refeições serem tão cobiçadas como nesses oito meses trabalhando no CE Tarsila do Amaral, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Preparamos uma quantidade maior do que a necessária para alimentar os 80 alunos do 6º ao 9º ano que estudam pela manhã. As crianças fazem fila todo dia e, embora as porções sejam fartas, muitas querem repetir e acaba tudo, o que me deixa feliz! 

As refeições são elaboradas seguindo um cardápio semanal, planejado em equipe, conforme os produtos que recebemos. Quando chego à cozinha, por volta das 6h40, busco incrementar cada prato proposto para o dia com os ingredientes do programa de agricultura familiar da região, colhidos de acordo com a safra. Isso inclui legumes, verduras e frutas como banana, laranja, abacate e maracujá. Delas, surgem sucos, vitaminas, compotas e bolos, como a cuca de banana, uma receita típica aqui da região. 

Também recebemos muitas bolachas de água e sal, que deixo à disposição de todos. Quando percebo que estão ficando menos crocantes, trituro os biscoitos e faço a massa para uma torta. Para o recheio, há carne moída enlatada. Também vem bastante e sobra porque enriqueço os pratos com legumes e vegetais. 

Para nós aqui da escola, o que importa é que todos comam bem, pois comida boa proporciona felicidade e dá energia para estudar melhor. As refeições podem ser simples, mas têm de ter o sabor e o aroma do feijão e do arroz que minha mãe preparava para os 12 filhos que teve. Trabalhávamos na colheita de café e, na hora do almoço, sentíamos de longe o perfume dos temperos dela. Em minha casa, faço da mesma maneira ao cozinhar para minha esposa e minha filha. 

Antes de chegar ao fogão, cortei tecidos em fábrica de roupas e atuei na linha de montagem de carros. Sempre trabalhei com as mãos. E, em todas as épocas, arrumava tempo para cozinhar. Durante dez anos, parte da minha renda veio dos quitutes que preparava. Me inscrevi no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do governo do estado para obter uma renda fixa e fui convocado para trabalhar com serviços gerais. A diretora Chayane Callegalim Rocha me entrevistou e percebeu minha fascinação por cozinhar. Como havia uma vaga disponível, ela me colocou na cozinha, onde eu sempre quis estar. Tenho muito orgulho e satisfação pelo que faço atualmente."

Leonídio Fernandes é merendeiro do CE Tarsila do Amaral


Cuca de banana - Receita de Leonídio Fernandes

Farofa 

Ingredientes

1 xícara de chá de açúcar
2,5 xícaras de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa rasas de margarina
Modo de fazer 
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes com as mãos, sem pressionar demais, apenas unindo-os. Reserve. 

Massa 

Ingredientes

2 xícaras de chá de açúcar
4 ovos
3 colheres de sopa de margarina em temperatura ambiente (deixar fora da geladeira por 30 minutos)
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de café de leite morno
6 bananas-prata maduras, cortadas em rodelas finas
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer 
Ligue o forno na temperatura de 180ºC para que aqueça enquanto você prepara a massa. Em uma vasilha redonda e de bordas altas, misture com uma colher de pau o açúcar com a margarina e um dos ovos até obter um creme homogêneo. Acrescente ao creme os demais ovos e continue mexendo. Peneire a farinha de trigo e a junte ao creme, aos poucos, sempre mexendo com a colher. Adicione o leite morno e misture bem. Por último, coloque o fermento e mexa delicadamente.

Montagem 
Unte uma fôrma grande (40 centímetros por 25 centímetros) com margarina e polvilhe farinha de trigo (bata no fundo para tirar o excesso). Coloque metade da massa na fôrma. Sobre ela, distribua as rodelas de bananas, deixando espaço entre os pedaços para que a massa possa crescer. Cubra com o restante da massa e finalize polvilhando a farofa. Asse de 35 a 40 minutos ou até dourar a farofa. Para testar se está no ponto, abra o forno com cuidado e espete um palito de dente no centro da cuca. Se ele sair limpo, está pronto. Deixe esfriar e corte em pedaços. O rendimento é de cerca de 20 pedaços.

 


 

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias