Como organizar atividades permanentes na alfabetização?

Neurilene Martins responde a dúvidas sobre sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA
Neurilene Martins,

Neurilene Martins,
doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge)

Pergunta enviada por Daniela Gomes, Senador Cortes, MG

As atividades fundamentais para as crianças em processo de alfabetização são: escutar leituras feitas pelo professor, ler e escrever por elas mesmas e ditar a um escriba textos cotidianos - como os que comunicam preferências leitoras ou os que servem para compartilhar experiências do dia a dia. Essas práticas devem ser permanentes e combinadas com sequências e projetos didáticos. Você pode, por exemplo, organizar seções de leitura diárias para os pequenos variando os propósitos, como ampliar o repertório deles com diversos livros de um escritor trabalhado anteriormente em sala ou aproximá-los de novas obras e autores. Já a produção de listas é uma proposta para que as crianças leiam e escrevam. Vale listar os títulos que elas já conhecem e fazer uma leitura exploratória de capas de publicações para eleger aquelas que gostariam de ler. Destacam-se, ainda, os trabalhos com os nomes dos alunos, como a chamada e a identificação de pertences.

 


Foto: Valter Pontes

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias