Reportagens | Reportagens

Que horas é a merenda? Agora!

Além de reforçar a alimentação, a horta auxilia no aprendizado. Saiba como fazer uma

POR:
Jacqueline Hamine, Fernanda Salla e Monise Cardoso

Os benefícios de iniciar um projeto de plantio na escola vão desde a conscientização dos alunos sobre sustentabilidade até o aumento na qualidade da merenda, já que frutas, verduras e legumes plantados podem ir direto para o prato. Mas, para incluir a horta no projeto político-pedagógico (PPP), é preciso que ela faça parte também do planejamento das atividades de aprendizagem. "É importante levar em consideração a realidade local e as necessidades do currículo para definir como o espaço será usado", diz Neurilene Martins, professora do centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador. Veja, a seguir, como montar um espaço como esse na escola e mãos à terra!


Como fazer adubo orgânico

  1. Escolha o local Opte por um lugar afastado para não incomodar alunos e funcionários com o mau cheiro.
  2. Monte a "torta"Sobre o solo, intercale camadas de resíduos orgânicos (alimentos crus ou cozidos) com outras formadas por terra, folhas e serragem. Essa espécie de ?torta? deve ter de 50 a 60 centímetros de altura.
  3. Inicie as viragens Depois de 15 dias, misture tudo com a ajuda de uma pá cortadeira. A partir daí, essa viragem deve ser feita semanalmente.
  4. Prepare o terreno Em 45 dias, o adubo está pronto para uso e deve ser incorporado ao canteiro uma semana antes do plantio.

 


Como manter a horta viva

  1. Quem deve supervisionar a horta? Algum responsável da equipe escolar, designado pelos gestores. As escolas podem envolver a comunidade em tarefas esporádicas, como mutirões de limpeza.
  2. Como integrar a horta ao cotidiano das aulas? Incluindo o espaço no planejamento. As turmas precisam ter um cronograma de ação que garanta uma rotina de trabalho no espaço e um rodízio de funções (plantio, rega, varrição, por exemplo).
  3. Onde obter conselhos práticos sobre a horta? Nos livros A Educação Rural no Brasil (Claudia Passador, 199 págs., Ed. Annablume, tel. 11/3812-6764, 26 reais) e O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro para Diretores de Escola (abr.ai/projetoinstitucional-horta).

Consultoria DELTON ADRIANO GOMES, do CEEP Newton Freire Maia, em Pinhais, PR

 


Ilustração: Camaleão