Seções | Imperdível

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do professor

POR:
Paula Peres

INFANTOJUVENIL

A mentira na natureza

O livro, primeiro da série Contos de Moçambique, traz duas versões de uma história tradicional africana sobre a origem  da mentira: a original, em que os pássaros elegem uma coruja da espécie mocho como seu rei, e uma recriação do renomado autor moçambicano ungulani Ba Ka Khosa, em que o ser humano interfere nessa relação até então harmoniosa.

O Rei Mocho, Ungulani Ba Ka Khosa, 28 págs., Ed. Kapulana, tel. (11) 3083-6910, 29,90 reais.


FORMAÇÃO

Educação no campo

A revista Educação & Realidade, editada pela universidade federal  do Rio Grande do Sul (UFRGS), traz uma edição temática sobre a educação no campo. Os artigos abordam questões estruturais das escolas e saberes que podem ser trabalhados nas disciplinas. no artigo Formação em Ciências da Natureza e o Estudo da Realidade, discute-se como o professor pode partir do conhecimento local para planejar suas aulas.

Revista Educação & Realidade, v. 40, n. 3, 2015. Conteúdo disponível aqui.


LITERATURA

Drummond em prosa

No livro, o poeta sai de cena  para dar espaço ao cronista, com textos escritos entre as décadas  de 1950 e 1960. com os olhos atentos e o mesmo lirismo de sua poesia, Drummond usa episódios da vida de João Brandão, seu alterego, para refletir sobre  a sociedade e a política da época.

Caminhos de João Brandão, Carlos Drummond de Andrade, 200 págs., Ed. Companhia das Letras, tel. (11) 3707-3500, 49,90 reais (livro) 34,90 reais (e-book).


PODCAST

Elas querem polêmica

No podcast Mamilos, as comunicadoras Juliana Wallauer e Cris Bartis discutem questões controversas abertamente com a ajuda de convidados e especialistas. Por exemplo: sociólogas debatem com um economista sobre meritocracia e advogadas falam sobre a operação Lava jato, independentemente de suas posições políticas. Em tempos de radicalismo, o programa  é um convite para o diálogo.

Conteúdo disponível aqui.


CINEMA

Suspense para adolescentes

O tradicional livro infantojuvenil O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida, ganhou  uma adaptação para o cinema. A história trata de quando Roberto, um garoto de 11 anos, e o delegado da cidade investigam crimes que têm duas coisas em comum: as vítimas são todas ruivas e, antes de morrer, recebem um escaravelho pelo correio.

O Escaravelho do Diabo, Carlo Milani, 90 min, Paris Filmes e Downtown Filmes, estreia no dia 14 abril. Verifque classifcação indicativa.


EXPOSIÇÃO 

Todo caminho deu no mar

"O canto vinha de longe, de lá do meio do mar." Com canções inspiradas no ambiente praieiro, Caymmi é tema de exposição em São Paulo. além do compositor baiano, é possível ver obras de outros artistas que trabalham com a mesma temática, como a pintura Lagoa do Abaeté, de José Pancetti (veja na imagem). 

Aprendendo com Dorival Caymmi: Civilização Praieira. Instituto Tomie ohtake (SP), até 1 de maio, grátis.

 

 

Compartilhe este conteúdo: