Por que temos que valorizar as experiências de vida das crianças?
Proximidade
PorNOVA ESCOLA
01/04/2014
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/04/2014
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Katia Sousa Medeiros, Ribeirão do Salto, BA
Os estudantes consideram um professor respeitado quando ele demonstra competência no trabalho e também se interessa pela turma. Estabelece-se, então, uma relação de trocas afetivas e respeito mútuo em um ambiente propício para discutir questões teóricas e particulares. Isso vai além de entender as ideias prévias dos alunos sobre um tema. É preciso conhecer as experiências deles - como problemas com amigos ou familiares. Os alunos têm nítida consciência da relação que o docente estabelece com eles. Em geral, rejeitam quem parece distante ou dono da verdade e não mostra dedicação, paciência, respeito e disponibilidade. O diálogo não deve surgir só informalmente ou se algo atípico acontece. Precisa haver espaços planejados no currículo para as trocas sociais e afetivas.
Últimas notícias
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
A data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça uma experiência prática de utilização de agrupamentos produtivos
Planejamento
Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo