Por que temos que valorizar as experiências de vida das crianças?

Proximidade

POR:
NOVA ESCOLA
Telma Vinha. Foto: Marina Piedade E agora, Telma?

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Katia Sousa Medeiros, Ribeirão do Salto, BA

Os estudantes consideram um professor respeitado quando ele demonstra competência no trabalho e também se interessa pela turma. Estabelece-se, então, uma relação de trocas afetivas e respeito mútuo em um ambiente propício para discutir questões teóricas e particulares. Isso vai além de entender as ideias prévias dos alunos sobre um tema. É preciso conhecer as experiências deles - como problemas com amigos ou familiares. Os alunos têm nítida consciência da relação que o docente estabelece com eles. Em geral, rejeitam quem parece distante ou dono da verdade e não mostra dedicação, paciência, respeito e disponibilidade. O diálogo não deve surgir só informalmente ou se algo atípico acontece. Precisa haver espaços planejados no currículo para as trocas sociais e afetivas.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias