Seções | Imperdível

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do professor

POR:
NOVA ESCOLA e Anna Rachel Ferreira
 

MÚSICA

Orgulho negro

Após show polêmico no Super Bowl, a cantora Beyoncé lançou o clipe da música Formation. No vídeo, ela lembra marcos do movimento negro nos Estados Unidos, como o célebre discurso I Have a Dream (Eu tenho um sonho, em tradução livre), do pastor Martin Luther King. Boa chance para tematizar História por meio da cultura pop. 

Conteúdo disponível aqui.

 


BIOGRAFIA

Mário de Andrade

O grande animador cultural, poeta e intelectual do modernismo ganha uma biografia que se propõe a desvendá-lo. Em Eu Sou Trezentos, título extraído de um poema de Mário, escrito em 1929, o leitor acompanha a trajetória do autor e conhece as nuances de sua personalidade a um só tempo analítica e instintiva.

Eu Sou Trezentos, Eduardo Jardim, 256 págs., Ed. Edições de Janeiro, tel. (21) 3988-0060, 49,90 reais


INTERNET

O melhor do estudo

Boa novidade para quem estuda por conta, o site aprenda.online é uma espécie de repositório de iniciativas que servem de apoio ao autodidatismo. O Coursera oferece aulas de temas específicos nas melhores universidades do mundo (algumas em inglês), o Youtube Edu apresenta um acervo de videoaulas e o Programaê! ensina a programar.

Conteúdo disponível aqui.


INFANTOJUVENIL

Curiosidade animal
De dados sobre o maior e o menor cérebro entre as espécies a como cada uma se comporta na criação dos filhotes, o livro traz informações importantes sobre os bichos. tudo apresentado com belos infográficos que facilitam a identficação dos conteúdos.

Reino Animal: Gráfcos Informativos, Nicolas Blechman, 80 págs., Ed. MOV Palavras, tel. (11) 4193-2277, 45 reais

 


EXPOSIÇÃO

Grandes Mestres: Leonardo, Michelangelo e Rafael 

Os maiores representantes do Renascimento têm suas obras analisadas e sua história revisitada por meio de réplicas, estudo de cor, túnel do tempo, telas interativas e documentários.

Grandes Mestres: Leonardo, Michelangelo e Rafael. Espaço Cultural Porto Seguro (SP), até 3 de abril, Grátis

 

 


FORMAÇÃO

Vencer o bullying

Primeiro livro da coleção Caminhos da Formação Docente, o título traz uma discussão bastante ampla sobre o tema. Os capítulos são divididos de maneira simples para o entendimento do leitor sobre o assunto, seu histórico e consequências, além de modos de prevenção e combate desse problema ainda tão frequente.

Educando para a Superação do Bullying Escolar, Geovanio Rossato e Solange Marques Rossato, 168 págs., Ed. Loyola, tel. (11) 3385-8500, 31,60 reais


Fotos: Divulgação 

Compartilhe este conteúdo: