Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Seções | Nosso Aluno

Do universo corporativo para o escolar

Modelo de trabalho que prega compartilhamento pode ajudar na construção de conhecimento

POR:
NOVA ESCOLA
Catarina Iavelberg,

Catarina Iavelberg,
é assessora psicoeducacional especializada em Psicologia da Educação

Planejamento, objetivo, avaliação, competências. Diversos conceitos sobre os quais nos apoiamos foram importados do mundo corporativo e, transpostos para a área da Educação, sofreram ajustes e alterações. Não apenas. Muitos instrumentos que usamos no nosso dia a dia (computadores, internet, intranet, aplicativos, plataformas digitais etc.) também foram produzidos para atender a organização social desse universo. Isso não significa que devemos aplicar novas experiências diretamente na escola. É preciso analisar de maneira crítica as mudanças históricas, políticas, econômicas e sociais, e o modo como elas interferem nas relações interpessoais, para que se possa avaliar o que é passível e válido de ser absorvido pelo ambiente escolar. Muitas vezes, adequando o contexto, elas podem contribuir com a produção de conhecimento.

Uma experiência interessante e atual é a noção de coworking (ou trabalho conjunto), que pode ser definida por um modelo baseado no compartilhamento do espaço e dos recursos de um escritório. Reúne pessoas que não necessariamente prestam serviços para uma única empresa ou são da mesma área de atuação.

Esse sistema luta contra o isolamento e busca o encontro entre pessoas com diferentes experiências em um ambiente propício ao surgimento e amadurecimento de ideias e projetos. Algo me diz que essa prática está ligada ao que temos buscado na escola, isto é, maior colaboração e troca entre alunos visando a construção do conhecimento. 

"A equipe gestora e docente pode listar algumas dúvidas que orientem a adoção ou não desse sistema, tendo em vista o impacto dele na aprendizagem."

Já existem instituições de ensino brasileiras elaborando espaços convidativos de coworking, onde os estudantes se encontram, em horários dentro ou fora da grade curricular, com a finalidade de estudar juntos, trocar experiências, criar e desenvolver projetos pessoais ou coletivos. Algumas reuniões ocorrem em áreas externas (como mesas ao ar livre) e outros em áreas internas (salas desocupadas). Evidentemente, por se tratar de algo coletivo, a organização demanda regras de conduta e de funcionamento. Ainda é cedo para avaliar se tais iniciativas poderão mudar a forma de produção de conhecimento entre os alunos, mas já existe curiosidade e motivação por parte deles em torno dessa possibilidade.

A equipe gestora e docente pode listar algumas dúvidas que orientem a adoção ou não desse sistema, tendo em vista o impacto dele na aprendizagem. Afinal, quais os benefícios e desvantagens da implantação do coworking na escola? Quais aprendizagens poderiam ser desenvolvidas pelas crianças e jovens em tais espaços? Como os conceitos que fundamentam o modelo colaborativo podem contribuir com a formação social dos alunos? Seria oportuno incorporar os valores desse sistema de trabalho à sala de aula regular? E de que maneira isso poderia ser feito? São questões em busca de respostas cooperativas.


Foto: Tamires Kopp

Índice
Edição 41
anterior Anterior Próxima proximo
download Salvar PDF print Imprimir salvar Salvar na coleção

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

Conteúdos relacionados

Revista Digital

Selecionar quem participa das avaliações externas

Para melhorar a aprendizagem, notas precisam ser fiéis à realidade

Revista Digital

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do gestor

Revista Digital

Parceria produtiva entre universidade e escola

Relação deve ser baseada no respeito aos saberes e ao contexto local

Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann