Seções | Imperdível

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do gestor

POR:
Bruno Mazzoco e NOVA ESCOLA

CLÁSSICO DO MÊS

"Meirieu propõe um deslocamento da Pedagogia da resposta para a Pedagogia da pergunta. Para isso, o autor define o que é uma boa situação-problema e sugere um jeito de ensinar mais pautado em questionamentos desencadeadores de processos de aprendizagem que podem ser verificados na avaliação.? 

LINO DE MACEDO é professor aposentado da USP 

Aprender... Sim, Mas Como?, Philippe Meirieu, 198 págs., Ed. Penso, tel. (11) 3611-9616, 50 reais (disponível apenas 
em livro digital). 

Até 30 de setembro, compras pela internet têm 20% de desconto. Para isso, basta utilizar o cupom NovaEscolaSet no site grupoa.com.br.


LITERATURA

O Pará ficcional 
A corrida pelo ouro, o trabalho escravo e a prostituição são alguns dos temas da trajetória recente do estado do Pará presentes no livro de estreia da autora, que trabalhou como formadora de professores na Região Norte. Dessa experiência, surge a história de Irina, uma heroína moderna que luta para se livrar da exploração sexual.

Irina do Pará, Valéria Pimentel, 166 págs., Ed. Novo Século, tel. (11) 3699-7107, 29,90 reais. 

 


INFANTIL 

Desfiar de ideias 
Com uma prosa poética e um enredo cíclico, este pequeno livro conta a relação de uma simpática menina de cabelos cacheados com seus pensamentos. Em uma jornada ao mesmo tempo interna e externa, Ana vai tendo novas ideias conforme a paisagem se altera, até que ela retorna ao ponto de partida. As ilustrações dialogam com o enredo, misturando cores e grafismos para representar a relação do mundo interno da protagonista com o espaço que a rodeia.

Olha Lá a Ana!, Dani Gutfreund e Sandra Javera, 32 págs., Ed. MOVpalavras, tel. (11) 4193-2277, 25 reais. 


FORMAÇÃO 

Quebrando tabus
Por meio do relato de atividades, a pesquisadora, que é tetraplégica, muda e disfágica, combate o preconceito contra alunos com deficiência ao propor abordagens para estimular as percepções sensorial, corporal e espacial. A lição que fica é ?nunca nivelar por baixo com a desculpa de que eles não entendem?.

Além do Corpo ? Uma Experiência em Arte/Educação, Ana Amália Barbosa, 200 págs.,Ed. Cortez, tel. (11) 3286-0802, 45 reais. 

 


EXPOSIÇÃO 

Frida e o surrealismo
Além de uma amostra significativa da produção da mais famosa das pintoras mexicanas, a exposição aborda como a 
criação vigorosa de Frida influenciou outras artistas ligadas a essa vertente modernista ao recuperar temas vinculados às culturas tradicionais do país. 

Frida Khalo ? Conexões entre Mulheres Surrealistas no México, Instituto Tomie Ohtake (SP), de 27 de setembro a 10 de janeiro, 10 reais. Segue para Rio de Janeiro e Brasília. 

Imagem: Courtesia The Guelman Collection


DVD

Cantigas animadas
Em comemoração aos 20 anos de parceria, a dupla relança, agora em DVD, um de seus discos de maior sucesso. Diferentes artistas assinam a animação de cada uma das dez faixas. Canções tradicionais como Pombinha Branca, Sapo Jururu e O Cravo e a Rosa fazem parte da seleção, que reúne algumas das mais conhecidas cantigas folclóricas brasileiras. 

Cantigas de Roda ? Palavra Cantada, Sandra Peres e Paulo Tatit. 23 min, 32,90 reais. mcd.com.br 

Compartilhe este conteúdo: