O clube que conserta tudo
Oneida Fioriti organizou grupo em que adolescentes assumem reparos na escola
04/09/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
04/09/2015
"Todo gestor se depara com a necessidade de fazer pequenos consertos. Um dia são as torneiras que não param de pingar, no outro uma lâmpada que queimou. Os armários e as portas, então, toda hora precisam de reparos, já que as trancas e os miolos vivem quebrando e, na maioria das vezes, nem é por culpa dos alunos, mas porque são frágeis e desgastam com o uso. Foi ao perceber isso que um grupo de estudantes que já tinha certo conhecimento e familiaridade com manutenção, porque os pais trabalhavam como funileiro, mecânico e chaveiro, entre outras profissões, me procurou e manifestou o interesse de ajudar com os serviços gerais da escola.
Aqui na EE Ministro Costa Manso seguimos a nova proposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, que prevê aulas em tempo integral e uma matriz curricular diferente, com disciplinas obrigatórias e outras eletivas, escolhidas pelos alunos de acordo com o objetivo de cada um. A ideia deles, portanto, era que, além dos grupos juvenis de teatro, música, esporte, leitura e outros que já oferecíamos, passássemos também a contar com o Clube da Manutenção.
Antes de aceitar a proposta, conversamos sobre como seria o funcionamento do clube e quais tarefas poderiam ou não ser realizadas. Os consertos mais complexos e estruturais como a troca de calha ou a limpeza da caixa d'água não seriam feitos por eles, mas por profissionais contratados. Com todos de acordo, compramos ferramentas básicas ? martelo, chave de fenda, chave inglesa, fita isolante etc. ? e algumas outras peças sugeridas pelos jovens.
Em abril, inauguramos os trabalhos com 12 alunos, mas pouco tempo depois outros aderiram à proposta. Hoje, já são 30, que se reúnem semanalmente, sempre nas manhãs de quarta-feira, enquanto os professores participam do horário de trabalho coletivo. Por isso, sou eu a responsável por acompanhar as atividades desse e dos outros clubes.
É interessante ver como esse grupo tem se dedicado a essas tarefas. Eles observam a escola, anotam o que precisa de conserto, fazem um levantamento das peças que serão necessárias e me trazem um cálculo aproximado do custo para que elas sejam adquiridas. Depois, registram o que já passou por manutenção e o que ainda precisa de reparo.
Outro dia, por exemplo, o muro externo amanheceu pichado. Não tivemos dúvida: providenciei alguns sacos de lixo preto, improvisamos aventais e em pouco tempo a garotada se juntou e a pintura estava concluída. Há algumas semanas, outra situação. Os jovens encontraram três armários com as portas enguiçadas. Eles identificaram o tipo e o modelo da fechadura necessária e pesquisaram o valor dela. Eu conferi as informações e concedi o recurso para que fossem comprá-la e fizessem o reparo.
Dessa maneira, conseguimos trabalhar o protagonismo juvenil e a corresponsabilidade, duas das premissas desse novo modelo de Ensino Médio. O Clube da Manutenção possibilita que os alunos participantes desenvolvam o sentimento de pertencimento, mudem a percepção sobre por que a instituição de ensino precisa ser cuidada e conservada. Vale ressaltar que esse movimento não se restringiu aos integrantes do grupo. Os demais estudantes se inspiraram neles e passaram a ter um maior zelo com o patrimônio da escola."
Oneida Fioriti é diretora da EE Ministro Costa Manso, em São Paulo.
Últimas notícias
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais