Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Reportagens | Premiação | Reportagens


Por: Raissa Pascoal

Chegou a sua vez

Inscreva-se até 2 de agosto no Prêmio Educador Nota 10 e incentive todos a participar

GESTORA NOTA 10 Débora, de vermelho e ao centro, ganhou o prêmio com um projeto de assembleias escolares (Foto: Marcos Rosa)

"Após dez anos na direção de escolas, já havia realizado muitos projetos interessantes, porém acreditava que esse era o melhor de todos. Fiz minha inscrição no site, tomando o cuidado para que em meu registro conseguisse descrever minhas intenções e os resultados obtidos. Tive a preocupação em fazer com que, quem estivesse lendo minha inscrição, sentisse muita vontade de saber mais sobre o projeto." O relato é de Débora del Bianco Barbosa Sacilotto, que na época era diretora e hoje é supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Artur Nogueira, a 142 quilômetros de São Paulo, e Educadora Nota 10 em 2012 (acesse reportagem sobre o trabalho vencedor).

Se você, como ela, se orgulha de algum projeto institucional desenvolvido no último ano, tem de 1º de julho a 2 de agosto para reunir seus registros e se inscrever na 18ª edição do Prêmio Educador Nota 10 pelo site. A cada ano, são escolhidos dez vencedores entre docentes de turmas regulares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou da Educação de Jovens e Adultos e gestores (diretores, coordenadores pedagógicos ou orientadores educacionais) de qualquer etapa da Educação Básica. Todos são homenageados em uma cerimônia festiva de premiação e recebem um vale-presente de 15 mil reais. O Educador do Ano ganha, ainda, outro vale ? 5 mil reais para ele e mais 5 mil para a escola. Além de participar, você pode incentivar a equipe docente a se inscrever com trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Passo a passo

Não importa se o relato vem de uma escola pública ou privada, urbana ou rural. O que os selecionadores ? especialistas na didática de cada uma das disciplinas e nas áreas da gestão ? esperam ler é uma narrativa clara de uma experiência realizada na escola ou na sala de aula. "Um cuidado importante é com a coerência entre as etapas do trabalho e os conteúdos propostos, além da avaliação dos resultados", diz Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC). "O educador não precisa ter feito um trabalho inovador, mas deve considerar quanto a equipe avançou e como o problema existente foi resolvido."

Portanto, fique atento para não esquecer nenhum destes pontos no texto: justificativa, objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e autoavaliação. Na justificativa, explique o que motivou o projeto e relate como é a escola e a comunidade atendida. Quando for falar dos conteúdos, esclareça por que os elegeu e faça a relação com as metas pretendidas. Na metodologia, conte o passo a passo do trabalho, descrevendo os recursos utilizados. Por fim, fale sobre a forma por meio da qual o projeto foi avaliado e faça uma reflexão sobre o seu desempenho.

"Desejo que todos os gestores comprometidos com a Educação, que buscam no cotidiano melhorar a qualidade do ensino de sua escola com brilhantes projetos, possam um dia passar por tudo que passei", resume Débora. Junte-se a ela e aos mais de 190 educadores que já foram reconhecidos pelo Prêmio Educador Nota 10. Veja todos os detalhes em www.educadornota10.org.br.