Chegou a sua vez
Inscreva-se até 2 de agosto no Prêmio Educador Nota 10 e incentive todos a participar
14/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
14/08/2015
"Após dez anos na direção de escolas, já havia realizado muitos projetos interessantes, porém acreditava que esse era o melhor de todos. Fiz minha inscrição no site, tomando o cuidado para que em meu registro conseguisse descrever minhas intenções e os resultados obtidos. Tive a preocupação em fazer com que, quem estivesse lendo minha inscrição, sentisse muita vontade de saber mais sobre o projeto." O relato é de Débora del Bianco Barbosa Sacilotto, que na época era diretora e hoje é supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Artur Nogueira, a 142 quilômetros de São Paulo, e Educadora Nota 10 em 2012 (acesse reportagem sobre o trabalho vencedor).
Se você, como ela, se orgulha de algum projeto institucional desenvolvido no último ano, tem de 1º de julho a 2 de agosto para reunir seus registros e se inscrever na 18ª edição do Prêmio Educador Nota 10 pelo site. A cada ano, são escolhidos dez vencedores entre docentes de turmas regulares da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou da Educação de Jovens e Adultos e gestores (diretores, coordenadores pedagógicos ou orientadores educacionais) de qualquer etapa da Educação Básica. Todos são homenageados em uma cerimônia festiva de premiação e recebem um vale-presente de 15 mil reais. O Educador do Ano ganha, ainda, outro vale ? 5 mil reais para ele e mais 5 mil para a escola. Além de participar, você pode incentivar a equipe docente a se inscrever com trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
Passo a passo
Não importa se o relato vem de uma escola pública ou privada, urbana ou rural. O que os selecionadores ? especialistas na didática de cada uma das disciplinas e nas áreas da gestão ? esperam ler é uma narrativa clara de uma experiência realizada na escola ou na sala de aula. "Um cuidado importante é com a coerência entre as etapas do trabalho e os conteúdos propostos, além da avaliação dos resultados", diz Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC). "O educador não precisa ter feito um trabalho inovador, mas deve considerar quanto a equipe avançou e como o problema existente foi resolvido."
Portanto, fique atento para não esquecer nenhum destes pontos no texto: justificativa, objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e autoavaliação. Na justificativa, explique o que motivou o projeto e relate como é a escola e a comunidade atendida. Quando for falar dos conteúdos, esclareça por que os elegeu e faça a relação com as metas pretendidas. Na metodologia, conte o passo a passo do trabalho, descrevendo os recursos utilizados. Por fim, fale sobre a forma por meio da qual o projeto foi avaliado e faça uma reflexão sobre o seu desempenho.
"Desejo que todos os gestores comprometidos com a Educação, que buscam no cotidiano melhorar a qualidade do ensino de sua escola com brilhantes projetos, possam um dia passar por tudo que passei", resume Débora. Junte-se a ela e aos mais de 190 educadores que já foram reconhecidos pelo Prêmio Educador Nota 10. Veja todos os detalhes em www.educadornota10.org.br.
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Planejamento
Diagnóstico e planejamento para o segundo semestre de aulas
Após um período desafiador, é hora de identificar as lacunas e encontrar caminhos para vencer a defasagem de aprendizagem
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham suas estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento