Seções | Gestão Escolar indica

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do gestor

POR:
NOVA ESCOLA

 

Livros

Coleção Territórios Educativos ? Experiências Em Diálogo Com O Bairro-Escola

Helena Singer, 104 págs. (volume 1) e 158 págs. (volume 2), Ed. Moderna, 0800-17-2002, disponível para download 

A coleção traz histórias de cidades brasileiras que têm se destacado na implantação do bairro-escola, um sistema de corresponsabilidade que envolve instituições de ensino, famílias e comunidades e tem foco no desenvolvimento de pessoas. O primeiro volume apresenta uma visão geral desse movimento, com relatos de experiências e referências conceituais e metodológicas. No segundo volume, são apresentados exemplos de territórios educativos em diferentes regiões da cidade de São Paulo, com destaque para o protagonismo de crianças, jovens, lideranças comunitárias e outros agentes locais.

 

Direito à Qualidade na Educação Básica

Salomão Barros Ximenes, 430 págs., Ed. QuartierLatin, (11) 3101-5780, 102 reais

Resultado de tese de doutorado defendida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), a obra provoca uma reflexão sobre as políticas de promoção da qualidade da Educação no Brasil, destacando como a legislação pode incentivar a excelência do ensino. Segundo o autor, o objetivo é definir bases teóricas e parâmetros jurídicos para a interpretação do direito à qualidade na Educação Básica e apresentar um novo marco conceitual e normativo para a área.

 

Coordenador Pedagógico: Função, Rotina e Prática

Ana Inoue, Cybele Amado e Beatriz Gouveia, 103 págs., Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, (75) 3344-1136, disponível para download


Site

WWW.DEOLHONOSPLANOS.ORG.BR 

O portal De Olho nos Planos busca ampliar o debate público sobre a importância da participação de todos na construção dos planos de Educação. Para isso, disponibiliza materiais sobre processos participativos na elaboração dos documentos regionais, além da plataforma De Olho no Mapa, em que os gestores públicos podem registrar informações sobre os procedimentos adotados em suas cidades. Também é possível fazer o download da coleção de livros do projeto, que destaca aspectos importantes para ser considerados na construção coletiva dos planos.


Documentário

Outro Olhar 

Renata Sette, Brasil, 2014, 27 minutos, disponível para download 

O Colégio Estadual Coronel Pilar se tornou referência em Educação inclusiva no município de Santa Maria, a 290 quilômetros de Porto Alegre, ao aceitar o desafio de ter salas de aula mais plurais quando tais práticas ainda eram incipientes. Este documentário, produzido pela Maria Farinha Filmes e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), conta a experiência da escola por meio da história da estudante Renata Basso, que tem síndrome de Down. O filme está disponível no site do Projeto Diversa, uma iniciativa do IRM em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Além de legendas em português, inglês e espanhol, há opções em libras e audiodescrição.


Tese

A Formação dos Gestores Escolares nos Cursos de Pedagogia

Alexandre de Paula Franco, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), 2014, disponível para download

O pesquisador buscou destacar aspectos que diferem a Educação indígena das escolas convencionais. Para isso, examinou práticas inovadoras de instituições que relacionaram o ensino com as aspirações de futuro das comunidades, conciliando os objetivos escolares com os comunitários. Na escola Khumuno Wuu, em São Gabriel da Cachoeira, a 851 quilômetros de Manaus, o autor observou que a tribo kotiria faz da instituição um espaço de reunião comunitária e debate sobre as condições de vida no local.

Compartilhe este conteúdo: