Seções | Formação | Professor | Maura Responde

Como fazer para que professores que já estão há muitos anos na mesma instituição ampliem o olhar e percebam que precisam se atualizar?

A consultora de GESTÃO ESCOLAR esclarece dúvidas sobre o trabalho do diretor

POR:
NOVA ESCOLA
MAURA BARBOSA,

MAURA BARBOSA,
coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC e consultora de GESTÃO ESCOLAR

Pergunta enviada por Joseli de Brito, Castro, PA

Muitos profissionais não se atualizam porque não há espaços de discussão na unidade em que trabalham. Cabe ao coordenador pedagógico criar situações em que docentes antigos e também os novos analisem o processo de ensino e aprendizagem à luz do que está sendo estudado atualmente, sem jogar fora aquilo que eles já sabem. Se o conhecimento prévio deles for desconsiderado, possivelmente eles 

se sentirão inibidos a compartilhar suas experiências e se abrir a novas percepções. Um texto que pode ajudar a refletir mais sobre essa questão é o quarto capítulo do livro O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem (133 págs., Ed. Ática, tel. 11/4003-3061, 52,50 reais), de Telma Weisz. Nele, a especialista em alfabetização fala sobre as concepções que os professores têm sobre suas práticas mesmo sem estar cientes delas. 


Foto: Rogério Assis

Compartilhe este conteúdo: