A escola contribui para formar leitores autônomos e competentes?
Apresentamos situações para que você analise se essa área tem sido priorizada. No fim, não há tabulação dos resultados. Clique nas opções para ler os comentários
17/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
17/08/2015
Os espaços disponíveis estão tomados pela secretaria, pela sala dos professores e por salas de aula. Onde o acervo de livros deve ficar?
Caso 2
O professor de Física procurou textos informativos sobre um fenômeno no acervo da escola e não encontrou. O que deve ser feito?
Caso 3
No planejamento de atividades de leitura para uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, um dos docentes defendeu que ainda não era hora de trabalhar contos com as crianças, porque esse gênero costuma ter muitas metáforas e isso dificultaria a compreensão. Qual o encaminhamento mais adequado para essa questão?
Caso 4
Os professores dos anos finais do Ensino Fundamental estão reclamando que os alunos não compreendem os textos apresentados nas diferentes disciplinas. O que o coordenador pedagógico deve fazer?
Caso 5
Durante uma atividade de leitura compartilhada, o professor se queixou que alguns alunos mais autônomos respondem a todas as questões propostas sobre o texto. O que ele pode mudar em sua prática?
Últimas notícias
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes