Seções | Formação | Gestão Escolar indica

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do gestor

POR:
NOVA ESCOLA

 

Livros

Educação na era digital - A escola educativa


Ángel I. Pérez Gómez, 192 págs., Ed. Penso, (51) 3027-7000, 58 reais

É possível ter uma escola verdadeiramente educativa, que ajude os indivíduos a construir seus conhecimentos de maneira autônoma, sábia e solidária? Essa é uma das questões levantadas neste livro pelo pesquisador espanhol Ángel I. Pérez Gómez. Na primeira parte, ele explora o que significa aprender a se educar no complexo contexto contemporâneo e questiona qual o papel da instituição convencional na era digital global. Na segunda, oferece uma visão particular sobre o que considera uma escola educativa, que ajude cada um dos cidadãos a construir-se como pessoa "educada", apta a escolher e desenvolver o seu próprio projeto de vida nos âmbitos pessoal, social e profissional.

 

Mundo afora - Educação básica e Ensino Médio
Vanessa Catharino Picchetti (org.), Ministério das Relações Exteriores, Governo Federal, disponível para download 

A Coleção Mundo Afora é publicada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) com o intuito de fomentar o debate sobre questões importantes para o desenvolvimento nacional por meio de experiências estrangeiras. Neste volume, são analisados exemplos bem-sucedidos em Educação Básica e Ensino Médio de 29 países e as respostas encontradas por instituições privadas e governos aos desafios da Educação. Os casos apresentados revelam a diversidade de fatores que influenciam as políticas de sucesso e o que pode contribuir para o aperfeiçoamento do sistema brasileiro.

 


Site

www.enciclopedia-crianca.com

 

A Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância ganhou uma plataforma digital que reúne artigos de pesquisadores sobre os diversos estágios de aprendizado da criança, desde a concepção até os 6 anos. O conteúdo está dividido em seis grandes temas: comportamento, Educação e aprendizagem, saúde e nutrição, gestação, família e serviços e política. O site traz também vídeos explicativos e folhetos informativos com exemplos de ações sobre temas como agressividade, disciplina, nutrição, questões de gênero e cuidados na infância.


DVD

A menina que roubava livros

Brian Percival, Alemanha e Estados Unidos, 2014, 131 minutos, 39,90 reais

O filme narra a história de Liesel Meminger, uma jovem abandonada pelos pais que são perseguidos pelo regime nazista. A garota é enviada então para o subúrbio de uma cidade alemã e adotada por um casal, que a cria como filha. Ela aprende a ler com o incentivo de seu pai adotivo e de Max, um judeu refugiado que eles escondem no porão da casa. Com o roubo de livros da biblioteca do prefeito (e incentivada pela esposa dele), ela adentra no universo da leitura e da imaginação, o que a ajuda a escapar do ambiente hostil da Segunda Guerra Mundial.

 


Tese

As relações interpressoais em classes difíceis e não difíceis do Ensino Fundamental 2: Um olhar construtivista

Adriana de Melo Ramos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2013, disponível para download

O estudo descreve e caracteriza as turmas consideradas "difíceis" e "não difíceis", identificando fatores comuns e divergentes entre elas no que se refere à organização, à aprendizagem, às relações interpessoais, às regras e aos conflitos sociais. A pesquisadora analisou quatro classes de 6º e 7º anos, além de suas equipes pedagógicas, e identificou em todas uma supervalorização da autoridade do professor e das regras convencionais, muitas sem significado, não havendo espaços para discussão e criação coletiva de acordos. Nas "difíceis", constatou que o diálogo era desrespeitoso e hostil por ambas as partes: tanto dos professores quanto dos alunos. Já nas "não difíceis", foi observada maior obediência e submissão às regras impostas. Para Adriana, mais do que resolver o problema de indisciplina, é necessário repensar a maneira de ensinar e o ambiente sociomoral da escola como um todo.

Compartilhe este conteúdo: