Até onde vai a responsabilidade pedagógica do diretor? Como ele pode equilibrá-la com a função administrativa?
A consultora de GESTÃO ESCOLAR esclarece dúvidas sobre o trabalho do diretor
PorNOVA ESCOLA
14/08/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
14/08/2015
Maura Barbosa,
coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC e consultora de GESTÃO ESCOLAR
Pergunta enviada por Anderson de Andrade Lima, Caruaru, PE
Ele precisa assegurar as condições necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem tenha sucesso. Parceiro do coordenador, responsável pela formação dos professores e pelo acompanhamento das práticas pedagógicas, ele deve compartilhar seu olhar externo à sala de aula, garantir momentos de aprofundamento das discussões sobre o fazer docente e assegurar o acesso a todos os recursos para que os profissionais façam seu trabalho. O gestor é, portanto, o maior articulador e incentivador da qualificação profissional, o que terá impacto direto na aprendizagem dos alunos. Sendo assim, ele não pode concentrar todos os esforços na função administrativa e não pensar no pedagógico, pois as duas esferas andam juntas.
Foto: Rogério Assis
Últimas notícias
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
A data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça uma experiência prática de utilização de agrupamentos produtivos
Planejamento
Como integrar as competências socioemocionais às aprendizagens curriculares?
Professores têm o desafio de proporcionar situações didáticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional combinado ao cognitivo