Módulo 6: Ideias sobre a lâmpada
Incentive todos a pensar sobre como vêm ensinando os caminhos da eletricidade
PorNOVA ESCOLA
11/08/2015
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
11/08/2015
Energia e Eletricidade nos Anos Iniciais e a sequência didática Introdução à Eletricidade e peça que todos leiam. Separe os participantes em grupos (a divisão pode ser pelo ano em que atuam).
2 Solicite que as equipes elaborem uma sequência didática com pelo menos oito etapas para trabalhar esse tema. Destaque a importância de incluir os materiais necessários e as orientações de desenvolvimento para o professor.
3ª reunião: Aprimoramento da proposta
1 Peça que cada grupo apresente a sequência elaborada no encontro anterior. Dê espaço para que os docentes comentem os trabalhos feitos pelas outras equipes e comparem com os seus. Discuta a organização de cada atividade e a possibilidade de aprendizagem que ela oferece. Problematize, também, a articulação entre as etapas: o que uma determinada aula permite aprender sobre o tema, de que forma esse conhecimento é colocado em ação e ampliado na fase seguinte.
2 Distribua as orientações didáticas para o trabalho com a área apresentada nas páginas 77 a 84 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Peça que leiam o material, marquem o que consideram importante e, com base nisso, revisem e complementem o que julgarem necessário na sequência elaborada anteriormente.
3 Converse com os professores sobre os aspectos essenciais que devem estar presentes na elaboração de um projeto ou sequência de trabalho, retomando a lista abaixo.
4 Após a discussão, indique que todos retomem as produções, discutam e destaquem pontos que precisam ser revistos e melhorados.
4ª reunião: Estudo de caso
1 As etapas seguintes serão focadas na análise de práticas realizadas por professores fictícios. O estudo de caso é importante porque permite que os docentes reflitam com base em experiências reais e tratem o exemplo como um tema de análise, levantando teorias a respeito dele. A proposta dessa reunião é avaliar uma atividade didática de sala de aula para estudar as teorias que ajudarão os educadores a perceber as intervenções e a organização do trabalho necessárias ao ensino dos conteúdos de Ciências de forma investigativa.
2 Apresente o Caso 1, descrito abaixo.
3 Promova um debate sobre esse exemplo com o grupo. Pergunte: "É possível saber qual a intenção educativa desse trabalho?", "Os objetivos da professora foram alcançados?", "Qual foi a participação dos alunos?", Como se deu o tratamento da informação?", "O que essa prática permitiu que as crianças aprendessem?".
4 Reúna-os em grupos e solicite que voltem a analisar o caso e escrevam uma orientação à professora que a ajude a rever e melhorar a atividade.
5 Socialize as observações elaboradas pelos grupos articulando as ideias deles com as orientações didáticas lidas e discutidas na reunião anterior. É importante notar que o ensino deve se basear em dados da realidade, porém a mudança de hábito não se dá apenas pela constatação de uma informação. Para enfrentar e modificar situações que vivenciam, como as ligadas ao consumo de energia, é necessário que os dados sejam tratados como meio para compreender a situação e refletir e tomar decisões sobre a própria vida, de forma consciente, responsável e cooperativa.
6 Distribua o texto Ensinar Ciências Fazendo Ciência, do professor Antônio Carlos Pavão. Peça que leiam e destaquem os trechos que considerarem importante para discutir com o grupo.
7 Durante a socialização e o debate sobre as ideias apresentadas no artigo, ressalte que a área de Ciências contribui para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, desenvolvendo a capacidade intelectual e os valores que eles possuem. O maior desafio para o ensino dessa área é superar a simples transmissão de informação, a manipulação de instrumentos e a observação contemplativa. Para saber como funciona uma bicicleta, não basta a simples manipulação do produto ou de uma peça. É necessário conhecer e apropriar-se intelectualmente da lógica que rege os processos, princípios e relações para participar, tomar decisões racionais e compreender minimamente os processos de decisões mais complexas.
8 Retome o caso apresentado na reunião anterior. Explicite que ele não é orientado para a ampliação dos conhecimentos. Para aquela professora, o simples fato de analisar a conta de luz e verificar as diferenças entre consumo seria suficiente para a mudança de hábitos. O estudo proposto por ela não aplica uma postura dialógica aberta, curiosa e indagadora.
5ª reunião: Novo estudo de caso
1 Leia o Caso 2 em voz alta para o grupo.
Tipo de cômodo
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O que há nele que consome energia
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Número de lâmpadas
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Tipo de lâmpadas
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Tempo que o usuário/família permanece no local
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Período do dia em que as lâmpadas permanecem acesas
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Número aproximado de horas em que as lâmpadas permanecem acesas
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2 Peça que os professores comentem suas impressões sobre o caso e destaquem aspectos que podem ser melhorados.
3 Debata as diferenças observadas entre essa prática de trabalho e o Caso 1, analisado em reunião anterior. Discuta os dois utilizando as mesmas perguntas realizadas antes: "É possível saber qual a intenção educativa dessa proposta?", "Os objetivos foram alcançados?", "Qual foi a participação dos alunos?", "Como se deu o tratamento da informação?", "O que essa prática permitiu que as crianças aprendessem?".
4 Solicite que os docentes transformem o caso em uma sequência didática e informe que eles poderão acrescentar atividades que considerem enriquecedoras, mas que precisam ficar atentos à articulação entre as etapas.
5 Dê tempo para que compartilhem os resultados e comente as melhorias realizadas, bem como a articulação dessas propostas com as orientações didáticas e os textos lidos nas reuniões.
6 Ressalte que o ensino de um conteúdo precisa estar voltado para a compreensão dos principais problemas do mundo atual. Deve-se oferecer aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos, valores, atitudes, compromissos e capacidades para proteger e melhorar o ambiente, envolvendo-os na solução dos problemas, estimulando a iniciativa, a cooperação e o senso de responsabilidade e solidariedade. O estudo deve visar o desenvolvimento da capacidade de examinar problemas por diferentes perspectivas e procurar explicações para fenômenos variados com um sentido de análise crítica. Quando o trabalho com ambiente é realizado da maneira como foi visto no Caso 2, com a apresentação de uma questão a ser investigada, o professor abre oportunidade para que os alunos expressem opiniões e mostrem inquietações diante dos fatos.
Foto: Elisa Mendes
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