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Como a direção gerencia os recursos humanos?

Apresentamos situações que permitem refletir sobre aspectos que contribuem para uma boa gestão dos funcionários. No final dos testes, não há tabulação dos resultados. Clique nas opções para ler os comentários

POR:
Rosi Rico
Caso 1
Gestores, professores e demais funcionários se encontram para avaliar as ações realizadas em um bimestre e planejar o que falta ser feito. Nem todos conseguem participar. Como as decisões devem ser divulgadas?
a) O diretor pode pedir que os presentes contem tudo o que foi debatido para os colegas.
Deixar que as informações sejam transmitidas de maneira informal pode gerar mal-entendidos e erros de informação, além de demonstrar descaso.
b) A comunicação tem de ser feita nos vários espaços disponíveis, como informativos expostos em murais que são vistos por todos, grupos virtuais e e-mails.
Garantir ampla divulgação de um comunicado preparado pelos gestores dá a certeza de que as decisões serão de conhecimento de todos.

 

Caso 2

Dois professores do 2º ano do Ensino Fundamental discutem sobre a melhor maneira para ensinar um conteúdo. Eles não chegam a um consenso e o diretor é chamado para opinar. Qual deve ser a postura dele?

a) Ele deve conversar com o coordenador pedagógico sobre qual das opções reflete a concepção de ensino da escola. Depois, chamar os docentes e apresentar textos de especialistas que reforcem esse caminho.
Utilizar base teórica na hora de mediar conflitos dá subsídios para a justificativa e demostra imparcialidade.
b) Defender a posição do profissional mais experiente e pôr fim à discussão.
Decidir utilizando critérios não pedagógicos e que privilegiam alguém da equipe é atitude de um gestor autoritário e sem conhecimento teórico.

 

Caso 3

Durante a refeição dos alunos, a merendeira presencia uma aluna discriminando outra. Ela leva o caso para a direção e pergunta se poderia ter interferido. Qual o encaminhamento adequado do gestor?

a) Dizer que a merendeira pode intervir em casos como esse e orientá-la sobre como agir.
Todos dentro da escola são educadores, portanto, a funcionária deve ter autonomia para influenciar na formação dos estudantes, desde que seja bem orientada.
b) Afirmar que o melhor é ela apenas contar o ocorrido para a professora da estudante, que saberá que providências tomar.
Ao negar a palavra à merendeira, o diretor desestimula e desvaloriza a participação dela na rotina escolar.

 

Caso 4

O inspetor, que deveria ter feito algo previsto no planejamento, alega que não consegue cumprir a tarefa no prazo estabelecido. O que pode ser feito?

a) Reclamar do atraso, encurtar a conversa e ampliar o prazo para que ele finalize o que foi acertado inicialmente.
Deixar de conversar sobre a dificuldade existente, além de falta de respeito, não resolve o problema.
b) Agendar uma conversa em que o diretor pede explicações sobre as dificuldades existentes, pondera sobre o que é possível ser feito e firma um novo acordo.
Ao negociar, de maneira conjunta, um novo compromisso, o diretor estabelece um comprometimento maior, em que aumentam as chances do combinado ser cumprido.

 

Caso 5

Durante o conselho de classe, o professor de Matemática do 7º ano expõe o caso de um aluno que apresenta dificuldades. Qual deve ser a atitude do diretor?

a) Envolver o coordenador pedagógico, avaliar as produções do estudante e os registros do docente para tentar entender o porquê da dificuldade e estimular a reflexão sobre os motivos que levaram a esse quadro.
Ao estimular a busca por abordagens diferentes sobre um mesmo tema, o diretor cumpre seu papel de priorizar a aprendizagem dos alunos.
b) Acalmar o professor, dizendo que ele não tem culpa. Lembrar que a escola fica em uma comunidade onde os pais são pouco participativos e não dão o apoio necessário.
A responsabilidade por garantir a aprendizagem é principalmente da escola e não pode ser transferida para as famílias. Falar da comunidade e das características dos pais é uma atitude que não colabora para solucionar o problema.

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