Caso 1
Gestores, professores e demais funcionários se encontram para avaliar as ações realizadas em um bimestre e planejar o que falta ser feito. Nem todos conseguem participar. Como as decisões devem ser divulgadas?
a) O diretor pode pedir que os presentes contem tudo o que foi debatido para os colegas.
Deixar que as informações sejam transmitidas de maneira informal pode gerar mal-entendidos e erros de informação, além de demonstrar descaso.
b) A comunicação tem de ser feita nos vários espaços disponíveis, como informativos expostos em murais que são vistos por todos, grupos virtuais e e-mails.
Garantir ampla divulgação de um comunicado preparado pelos gestores dá a certeza de que as decisões serão de conhecimento de todos.
Caso 2
Dois professores do 2º ano do Ensino Fundamental discutem sobre a melhor maneira para ensinar um conteúdo. Eles não chegam a um consenso e o diretor é chamado para opinar. Qual deve ser a postura dele?
a) Ele deve conversar com o coordenador pedagógico sobre qual das opções reflete a concepção de ensino da escola. Depois, chamar os docentes e apresentar textos de especialistas que reforcem esse caminho.
Utilizar base teórica na hora de mediar conflitos dá subsídios para a justificativa e demostra imparcialidade.
b) Defender a posição do profissional mais experiente e pôr fim à discussão.
Decidir utilizando critérios não pedagógicos e que privilegiam alguém da equipe é atitude de um gestor autoritário e sem conhecimento teórico.
Caso 3
Durante a refeição dos alunos, a merendeira presencia uma aluna discriminando outra. Ela leva o caso para a direção e pergunta se poderia ter interferido. Qual o encaminhamento adequado do gestor?
a) Dizer que a merendeira pode intervir em casos como esse e orientá-la sobre como agir.
Todos dentro da escola são educadores, portanto, a funcionária deve ter autonomia para influenciar na formação dos estudantes, desde que seja bem orientada.
b) Afirmar que o melhor é ela apenas contar o ocorrido para a professora da estudante, que saberá que providências tomar.
Ao negar a palavra à merendeira, o diretor desestimula e desvaloriza a participação dela na rotina escolar.
Caso 4
O inspetor, que deveria ter feito algo previsto no planejamento, alega que não consegue cumprir a tarefa no prazo estabelecido. O que pode ser feito?
a) Reclamar do atraso, encurtar a conversa e ampliar o prazo para que ele finalize o que foi acertado inicialmente.
Deixar de conversar sobre a dificuldade existente, além de falta de respeito, não resolve o problema.
b) Agendar uma conversa em que o diretor pede explicações sobre as dificuldades existentes, pondera sobre o que é possível ser feito e firma um novo acordo.
Ao negociar, de maneira conjunta, um novo compromisso, o diretor estabelece um comprometimento maior, em que aumentam as chances do combinado ser cumprido.
Caso 5
Durante o conselho de classe, o professor de Matemática do 7º ano expõe o caso de um aluno que apresenta dificuldades. Qual deve ser a atitude do diretor?
a) Envolver o coordenador pedagógico, avaliar as produções do estudante e os registros do docente para tentar entender o porquê da dificuldade e estimular a reflexão sobre os motivos que levaram a esse quadro.
Ao estimular a busca por abordagens diferentes sobre um mesmo tema, o diretor cumpre seu papel de priorizar a aprendizagem dos alunos.
b) Acalmar o professor, dizendo que ele não tem culpa. Lembrar que a escola fica em uma comunidade onde os pais são pouco participativos e não dão o apoio necessário.
A responsabilidade por garantir a aprendizagem é principalmente da escola e não pode ser transferida para as famílias. Falar da comunidade e das características dos pais é uma atitude que não colabora para solucionar o problema.