Módulo 5: Observar o céu
Promova a reflexão dos docentes sobre como aproveitar o encantamento das crianças por planetas e satélites
PorNOVA ESCOLA
23/07/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
23/07/2015
4ª REUNIÃO: Análise sobre os Direitos de Aprendizagem
1 Compartilhe com o grupo o trecho abaixo, extraído da página 112 do documento Direitos de Aprendizagem, do Ministério da Educação (MEC).
2.4 Eixo Sistema Sol e Terra
O eixo Sistema Sol e Terra é importante na medida em que permite compreender o lugar onde estamos e como nos deslocamos na Terra como um corpo cósmico. Essa compreensão passa necessariamente por uma mediação da escola. Compõe uma discussão que se estenderá até o final do Ensino Fundamental quando já será ampliada para a abordagem do Universo de modo mais geral. Além disso, as crianças vivenciam, no dia a dia, fenômenos relacionados com o movimento dos astros o que lhes causa muita curiosidade.
2 Peça que argumentem se o trabalho realizado pelo professor Felipe Bandoni de Oliveira está de acordo com as informações apresentadas no documento.
3 Projete os objetivos de aprendizagem incluídos na mesma publicação:
EIXO SISTEMA SOL E TERRA Objetivos de aprendizagem |
1º ano
|
2º ano
|
3º ano
|
Observar elementos constituintes do céu durante a noite e durante o dia
|
I
|
A
|
C
|
Reconhecer o Sol como fonte de luz natural
|
I
|
A/C
|
|
Identificar sombra como ausência de luz
|
I
|
A
|
A
|
Relacionar a formação da sombra com a posição de uma fonte de luz
|
I
|
A
|
C
|
Relacionar a existência da sombra com a existência de um objeto
|
I
|
A
|
C
|
Perceber a tridimensionalidade da sombra
|
I
|
A
|
A
|
Compreender a rotação da Terra e a sucessão de dias e noites
|
I
|
A
|
C
|
Constatar a presença de eventos repetidos na natureza (dia, noite, variações de temperatura ao longo de um dia ou durante todo o ano)
|
I
|
A
|
C
|
Relacionar o dia e a noite com os hábitos de vida
|
I
|
A
|
C
|
Legendas: I - Introduzir; A - Aprofundar; C - Consolidar.
4 Solicite que o grupo aponte quais itens da tabela aparecem na sequência que eles elaboraram.
5 Explique que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o eixo temático Terra e Universo está contemplado a partir do terceiro ciclo, ainda que se entenda que ele poderia estar presente nos dois primeiros.
6 Organize a apresentação das sequências elaboradas pelos grupos. Oriente os participantes para anotar os aspectos que consideram interessantes no trabalho dos colegas do ponto de vista da aprendizagem desse tema.
5ª REUNIÃO: Revisão de plano de aula
1 Leia o texto No Tempo das Crianças, publicado por Marcelo Gleiser no jornal Folha de S.Paulo.
Conte aos docentes que Gleiser é físico, professor de Filosofia Natural, Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, e autor de livros. Por ter tido um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo, é possível que ele já seja conhecido do grupo. Faça a leitura em voz alta do texto de abertura de O Livro do Cientista, desse mesmo autor, e entregue a todos a entrevista realizada por NOVA ESCOLA com ele.
2 Distribua cópias da reportagem De Onde Veio a Lua e o plano de aula A origem da Lua.
3 Peça que, em grupo, tendo como base e inspiração as leituras realizadas até aqui, os educadores analisem e adequem o plano de aula A origem da Lua para a turma que trabalham.
Eles deverão complementar com outras atividades e estratégias que ofereçam um estudo ainda mais amplo. Destaque que estudar corpos celestes com base apenas em um ponto de vista heliocêntrico, explicando os movimentos de rotação e translação, é ignorar o que os alunos sempre observaram.
Lembre-os que uma forma efetiva de desenvolver as ideias dos estudantes é proporcionar observações sistemáticas, fomentando a explicitação das ideias intuitivas, solicitando explicações com a observação direta do Sol, da Lua, das estrelas e dos planetas. Ressalte, ainda, que o estudo deve favorecer a construção do conceito de tempo cíclico de dia, mês e ano, enquanto aprendem a se situar na Terra, no Sistema Solar e no Universo.
4 Para finalizar, faça uma leitura coletiva de cada proposta elaborada e resgate a conexão delas com os principais pontos abordados nesse módulo, buscando semelhanças com o estudo de caso do professor Felipe Bandoni de Oliveira e com as demais sequências analisadas.
Últimas notícias