Módulo 5: Observar o céu
Promova a reflexão dos docentes sobre como aproveitar o encantamento das crianças por planetas e satélites
PorNOVA ESCOLA
23/07/2015
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
23/07/2015
4ª REUNIÃO: Análise sobre os Direitos de Aprendizagem
1 Compartilhe com o grupo o trecho abaixo, extraído da página 112 do documento Direitos de Aprendizagem, do Ministério da Educação (MEC).
2.4 Eixo Sistema Sol e Terra
O eixo Sistema Sol e Terra é importante na medida em que permite compreender o lugar onde estamos e como nos deslocamos na Terra como um corpo cósmico. Essa compreensão passa necessariamente por uma mediação da escola. Compõe uma discussão que se estenderá até o final do Ensino Fundamental quando já será ampliada para a abordagem do Universo de modo mais geral. Além disso, as crianças vivenciam, no dia a dia, fenômenos relacionados com o movimento dos astros o que lhes causa muita curiosidade.
2 Peça que argumentem se o trabalho realizado pelo professor Felipe Bandoni de Oliveira está de acordo com as informações apresentadas no documento.
3 Projete os objetivos de aprendizagem incluídos na mesma publicação:
EIXO SISTEMA SOL E TERRA Objetivos de aprendizagem |
1º ano
|
2º ano
|
3º ano
|
Observar elementos constituintes do céu durante a noite e durante o dia
|
I
|
A
|
C
|
Reconhecer o Sol como fonte de luz natural
|
I
|
A/C
|
|
Identificar sombra como ausência de luz
|
I
|
A
|
A
|
Relacionar a formação da sombra com a posição de uma fonte de luz
|
I
|
A
|
C
|
Relacionar a existência da sombra com a existência de um objeto
|
I
|
A
|
C
|
Perceber a tridimensionalidade da sombra
|
I
|
A
|
A
|
Compreender a rotação da Terra e a sucessão de dias e noites
|
I
|
A
|
C
|
Constatar a presença de eventos repetidos na natureza (dia, noite, variações de temperatura ao longo de um dia ou durante todo o ano)
|
I
|
A
|
C
|
Relacionar o dia e a noite com os hábitos de vida
|
I
|
A
|
C
|
Legendas: I - Introduzir; A - Aprofundar; C - Consolidar.
4 Solicite que o grupo aponte quais itens da tabela aparecem na sequência que eles elaboraram.
5 Explique que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o eixo temático Terra e Universo está contemplado a partir do terceiro ciclo, ainda que se entenda que ele poderia estar presente nos dois primeiros.
6 Organize a apresentação das sequências elaboradas pelos grupos. Oriente os participantes para anotar os aspectos que consideram interessantes no trabalho dos colegas do ponto de vista da aprendizagem desse tema.
5ª REUNIÃO: Revisão de plano de aula
1 Leia o texto No Tempo das Crianças, publicado por Marcelo Gleiser no jornal Folha de S.Paulo.
Conte aos docentes que Gleiser é físico, professor de Filosofia Natural, Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, e autor de livros. Por ter tido um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo, é possível que ele já seja conhecido do grupo. Faça a leitura em voz alta do texto de abertura de O Livro do Cientista, desse mesmo autor, e entregue a todos a entrevista realizada por NOVA ESCOLA com ele.
2 Distribua cópias da reportagem De Onde Veio a Lua e o plano de aula A origem da Lua.
3 Peça que, em grupo, tendo como base e inspiração as leituras realizadas até aqui, os educadores analisem e adequem o plano de aula A origem da Lua para a turma que trabalham.
Eles deverão complementar com outras atividades e estratégias que ofereçam um estudo ainda mais amplo. Destaque que estudar corpos celestes com base apenas em um ponto de vista heliocêntrico, explicando os movimentos de rotação e translação, é ignorar o que os alunos sempre observaram.
Lembre-os que uma forma efetiva de desenvolver as ideias dos estudantes é proporcionar observações sistemáticas, fomentando a explicitação das ideias intuitivas, solicitando explicações com a observação direta do Sol, da Lua, das estrelas e dos planetas. Ressalte, ainda, que o estudo deve favorecer a construção do conceito de tempo cíclico de dia, mês e ano, enquanto aprendem a se situar na Terra, no Sistema Solar e no Universo.
4 Para finalizar, faça uma leitura coletiva de cada proposta elaborada e resgate a conexão delas com os principais pontos abordados nesse módulo, buscando semelhanças com o estudo de caso do professor Felipe Bandoni de Oliveira e com as demais sequências analisadas.
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Planejamento
Diagnóstico e planejamento para o segundo semestre de aulas
Após um período desafiador, é hora de identificar as lacunas e encontrar caminhos para vencer a defasagem de aprendizagem
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham suas estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas
Planejamento
Alfabetização matemática: o que priorizar no segundo semestre
Confira as quatro pontos que não podem ficar fora do seu planejamento