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Módulo 5: Observar o céu

Promova a reflexão dos docentes sobre como aproveitar o encantamento das crianças por planetas e satélites

POR:
NOVA ESCOLA
Como Explicar os Movimentos da Lua para que ela seja usada como apoio para essa reflexão. Explique que deverão apresentar o resultado na reunião seguinte.

 

4ª REUNIÃO: Análise sobre os Direitos de Aprendizagem

1 Compartilhe com o grupo o trecho abaixo, extraído da página 112 do documento Direitos de Aprendizagem, do Ministério da Educação (MEC).

2.4 Eixo Sistema Sol e Terra

O eixo Sistema Sol e Terra é importante na medida em que permite compreender o lugar onde estamos e como nos deslocamos na Terra como um corpo cósmico. Essa compreensão passa necessariamente por uma mediação da escola. Compõe uma discussão que se estenderá até o final do Ensino Fundamental quando já será ampliada para a abordagem do Universo de modo mais geral. Além disso, as crianças vivenciam, no dia a dia, fenômenos relacionados com o movimento dos astros o que lhes causa muita curiosidade.

 

Peça que argumentem se o trabalho realizado pelo professor Felipe Bandoni de Oliveira está de acordo com as informações apresentadas no documento. 

Projete os objetivos de aprendizagem incluídos na mesma publicação:

EIXO SISTEMA SOL E TERRA
Objetivos de aprendizagem
1º ano
 
2º ano
 
3º ano
 
Observar elementos constituintes do céu durante a noite e durante o dia
I
A
C
Reconhecer o Sol como fonte de luz natural
I
A/C
 
Identificar sombra como ausência de luz
 I
A
A
Relacionar a formação da sombra com a posição de uma fonte de luz
 I
A
C
Relacionar a existência da sombra com a existência de um objeto
I
A
C
Perceber a tridimensionalidade da sombra
I
A
A
Compreender a rotação da Terra e a sucessão de dias e noites
I
A
C
Constatar a presença de eventos repetidos na natureza (dia, noite, variações de temperatura ao longo de um dia ou durante todo o ano)
I
A
C
Relacionar o dia e a noite com os hábitos de vida
I
A
C

Legendas: I - Introduzir; A - Aprofundar; C - Consolidar.

 

4 Solicite que o grupo aponte quais itens da tabela aparecem na sequência que eles elaboraram. 

5 Explique que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) o eixo temático Terra e Universo está contemplado a partir do terceiro ciclo, ainda que se entenda que ele poderia estar presente nos dois primeiros. 

6 Organize a apresentação das sequências elaboradas pelos grupos. Oriente os participantes para anotar os aspectos que consideram interessantes no trabalho dos colegas do ponto de vista da aprendizagem desse tema.

 

5ª REUNIÃO: Revisão de plano de aula

Leia o texto No Tempo das Crianças, publicado por Marcelo Gleiser no jornal Folha de S.Paulo
Conte aos docentes que Gleiser é físico, professor de Filosofia Natural, Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, e autor de livros. Por ter tido um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo, é possível que ele já seja conhecido do grupo. Faça a leitura em voz alta do texto de abertura de O Livro do Cientista, desse mesmo autor, e entregue a todos a entrevista realizada por NOVA ESCOLA com ele. 

Distribua cópias da reportagem De Onde Veio a Lua e o plano de aula A origem da Lua. 

3 Peça que, em grupo, tendo como base e inspiração as leituras realizadas até aqui, os educadores analisem e adequem o plano de aula A origem da Lua para a turma que trabalham. 
Eles deverão complementar com outras atividades e estratégias que ofereçam um estudo ainda mais amplo. Destaque que estudar corpos celestes com base apenas em um ponto de vista heliocêntrico, explicando os movimentos de rotação e translação, é ignorar o que os alunos sempre observaram. 
Lembre-os que uma forma efetiva de desenvolver as ideias dos estudantes é proporcionar observações sistemáticas, fomentando a explicitação das ideias intuitivas, solicitando explicações com a observação direta do Sol, da Lua, das estrelas e dos planetas. Ressalte, ainda, que o estudo deve favorecer a construção do conceito de tempo cíclico de dia, mês e ano, enquanto aprendem a se situar na Terra, no Sistema Solar e no Universo. 

Para finalizar, faça uma leitura coletiva de cada proposta elaborada e resgate a conexão delas com os principais pontos abordados nesse módulo, buscando semelhanças com o estudo de caso do professor Felipe Bandoni de Oliveira e com as demais sequências analisadas.

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