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Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do gestor

POR:
NOVA ESCOLA

 Livros

Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e Adultos

Moacir Gadotti, 40 págs., Ed. Moderna, 0800-172-002, disponível para download

O educador lembra, neste livro, a alta taxa de analfabetismo entre jovens e adultos que ainda persiste no país. A pergunta que ele faz ao longo do texto é: por que, apesar da melhora no campo econômico e na Educação, ainda convivemos com esse problema? Para o autor, falta vontade política.

Os analfabetos não têm uma voz que os represente e, por isso, dependem do compromisso real das esferas governamentais e da sociedade organizada. Diante dessa realidade, Gadotti defende uma nova política nacional de Educação popular de jovens e adultos, baseada nas ideias de Paulo Freire. Segundo ele, as crianças não lograrão uma vida mais livre e consciente se o analfabetismo persistir em suas famílias.


Nos Labirintos da Moral

Mario Sergio Cortella e Yves de La Taille, 112 págs., 
Ed. Papirus 7 Mares, (19) 3790-1300, 36,90 reais

Neste livro, o filósofo Mario Sergio Cortella e o psicólogo Yves de La Taille debatem a relação da sociedade com os dilemas morais e éticos do cotidiano. A obra é estruturada como um diálogo entre os pensadores e eles abordam questões presentes na escola, no trabalho e nas relações sociais. Os autores interrogam, por exemplo, qual é o entendimento atual sobre valores, já que o significado do que é certo ou errado sempre pode ser questionado. No caso da escola, apontam que a preocupação está mais ligada a aspectos disciplinares do que à ética na formação do cidadão. Com bons argumentos e um toque de humor, a obra traz discussões que contribuem para o entendimento dessa realidade.

 


SITE 

tvescola.mec.gov.br/tve/home

A TV Escola é o canal de televisão pública do Ministério da Educação (MEC) destinado a professores, alunos, especialistas e demais interessados  em Educação. O objetivo é fornecer materiais que complementem a formação do docente e que possam ser utilizados como suporte em sala de aula. Na seção Videoteca, pode-se pesquisar por áreas temáticas as séries produzidas pelo canal, algumas delas na língua brasileira de sinais (libras). 
A programação ao vivo está em Agora na TV Escola. Já em Minha TV Escola, o internauta consegue fazer um cadastro e utilizar todos os recursos da plataforma, como criar listas, marcar vídeos favoritos e acessar conteúdos exclusivos. 

 

 


 DVD


Quando sinto que já sei

Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima, Brasil, 2014, 78 minutos, disponível para download 

O documentário, produzido com financiamento coletivo obtido pelo site Catarse, apresenta oito escolas, localizadas em cinco estados, que têm buscado modelos educacionais que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Entre elas estão a EMEF Presidente Campos Salles, em São Paulo, a EM Sebastiana Luiza, em Ubatuba, a 225 quilômetros de São Paulo, e a EM André Urani, no Rio de Janeiro. Em comum, todas buscam implantar um espaço democrático, em que as crianças e os adolescentes tenham voz e ajudem a tomar decisões. 

 

 


TESE

Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do Estado de São Paulo

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP), 2012, disponível para download

O estudo procurou identificar as características das redes educacionais mais igualitárias, ou seja, aquelas que têm um número maior de alunos com desempenho adequado. Com base nos microdados da Prova Brasil, a especialista chegou  às cidades de Indaiatuba e Marília, respectivamente a 104 e 438 quilômetros  de São Paulo, onde se destacaram o uso da biblioteca pela maioria dos estudantes,  a correção da lição de casa e as estratégias institucionais de monitoramento  da implantação de políticas públicas, entre outros fatores. A conclusão da pesquisa mostra que, para ter uma rede mais justa, é preciso, entre outros itens, construir,  junto com os professores, um currículo unificado com objetivos de aprendizagem  por série, definir critérios de matrícula segundo o local de moradia, estabelecer  metas de aprendizagem e acompanhar o desempenho de cada criança.

 

 

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