Compartilhe:

Jornalismo

A relação professor/aluno interfere no aprendizado e no desempenho?

E agora, Telma? - INTERAÇÃO

PorNOVA ESCOLA

01/03/2011

Telma Vinha. Foto: Marina Piedade E agora, Telma?

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.

Pergunta enviada por Luiz Gonzaga Bento Rodrigues, Itajubá, MG

Inúmeras pesquisas comprovam o que nós, professores, já sabemos: o bom relacionamento entre professor e aluno é o fator que mais favorece a aprendizagem e o bom desempenho, entre todos os demais elementos envolvidos - como condições de trabalho, tempo que os pais passam com os filhos, número de alunos por classe etc. Esses estudos indicam também que os educadores mais eficientes são, em geral, os que sabem acolher os estudantes (vendo-os como são e não como deveriam ser), que buscam identificar e trabalhar interesses, acreditando que todos podem progredir. É preciso lembrar ainda, Luiz, a importância de dominar os conteúdos da matéria, organizar bem o trabalho e a forma de lidar com a indisciplina. Construir essa relação pode demorar, mas garanto que jamais será perda de tempo.

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias