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Os encontros com as famílias são adequados?

O questionário a seguir apresenta situações que permitem aos gestores refletir sobre as ações em relação às reuniões de pais. No fim do teste, não há tabulação dos resultados ou definição de um perfil, conforme erros ou acertos. Clique nas opções para ler os comentários.

POR:
Karina Padial
Caso 1

O diretor convidou um psicólogo para falar sobre agressividade infantil. Como deve ser essa participação?

a) É importante que ele enfoque teorias sobre o tema. Isso dá credibilidade à escola, uma vez que mostra que o trabalho pedagógico está respaldado por estudos científicos.
Atitude inadequada Palestras teóricas demais, com vocabulário rebuscado e que pouco dialogam com a realidade dos familiares podem não fazer parte do dia a dia dos pais, o que desestimula a presença deles. Além disso, o especialista deve se preocupar em apresentar caminhos para a resolução de problemas reais que os familiares enfrentam.
b) Ele deve falar do cotidiano dos pais com linguagem acessível. Assim, todos ganham subsídios para compreender os filhos e ficam à vontade para tirar dúvidas.
Atitude adequada A presença de um especialista que trate de um assunto de interesse dos responsáveis é muito positiva. Isso gera a oportunidade de discutir situações reais com embasamento teórico. No entanto, a apresentação precisa ser direcionada a atender as expectativas do público com sugestões que ajudem no dia a dia.

 

Caso 2

Os responsáveis por um aluno do 7º ano são chamados à escola depois de ele agredir verbalmente uma professora duas vezes. Qual a postura indicada para o gestor na conversa com os familiares?

a) Antes da reunião, falar com o jovem. No encontro com os pais, relatar os episódios e explicar a conversa já realizada. É necessário entender a razão da agressividade e, então, sugerir que, juntos, encontrem uma solução para o problema.
Atitude adequada A maneira como conduzir o encontro é fundamental para que os responsáveis não se sintam julgados, e sim acolhidos. Em vez de rotular o comportamento do aluno, o gestor precisa explicar as dificuldades dele em lidar com alguns sentimentos e descrever as iniciativas tomadas para tentar resolver a questão.
b)Esclarecer que a escola nada tem a ver com o comportamento agressivo do aluno e que a culpa pelos episódios de indisciplina é da Educação recebida em casa. Portanto, a família precisa buscar uma solução.
Atitude inadequada Transferir o problema para a família não resolve nada. O ideal é compartilhar a preocupação e tentar entender o que está acontecendo. Ao pedir que os pais disciplinem os filhos, a instituição mostra despreparo para lidar com a situação e perde a oportunidade de promover uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos.

 

Caso 3

O ano começou e os alunos do 6º ano estão com dúvidas sobre as mudanças decorrentes da transição para os anos finais. Os pais têm enviado bilhetes na tentativa de solucionar algumas questões. O que a equipe gestora deve fazer?

a) Enviar para os responsáveis um informativo com perguntas e respostas sobre essa transição. Pode esclarecer aí aspectos como quantidade de disciplinas e horários de entrada e saída.
Atitude inadequada É boa a ideia de registrar as questões para que os pais consultem quando necessário, mas essa transição gera ansiedade em alunos e familiares e o papel pode não ser suficiente para acalmá-los. O melhor é organizar uma reunião para explicar os detalhes e reservar um momento para esclarecer as dúvidas.
b) Organizar uma reunião que discuta as mudanças, prever um momento para que todos possam fazer perguntas e apresentar os novos docentes, que podem fazer um resumo do planejamento de suas disciplinas.
Atitude adequada Nessa fase, é comum os responsáveis terem muitas dúvidas. Para atender às demandas e expectativas das famílias, o ideal é organizar um encontro em que o tema seja transição. Assim, gestores e docentes podem esclarecer os pais e estreitar a parceria com eles.

 

Caso 4

O ano letivo começou, há uma nova diretora e ela quer promover uma reunião para estreitar o relacionamento com as famílias. Qual a melhor preparação para o encontro?

a) Marcar uma reunião com a coordenação pedagógica e os professores para discutir quais temas relativos ao regimento interno, ao projeto político-pedagógico (PPP) e aos conteúdos das disciplinas merecem entrar na pauta.
Atitude adequadaA preparação deve ser feita em conjunto. Além disso, no primeiro encontro, gestores, docentes e representantes de outras áreas precisam se apresentar às famílias e traçar um panorama geral da instituição. Isso mostra o alinhamento entre todos e ajuda os pais a entender a função de cada um.
b) Comunicar aos professores que, como eles conhecem mais a escola, serão os responsáveis pela elaboração da pauta. Eles também deverão conduzir a reunião, chamando a equipe gestora só no final para breve apresentação.
Atitude inadequada Delegar a responsabilidade de apresentar os dados gerais e o PPP mostra a displicência dos gestores no momento de estreitar a relação com as famílias. É importante que os pais vejam o alinhamento da postura e do discurso de todos os segmentos e saibam a quem recorrer em caso de necessidade.

 

Caso 5

O bimestre terminou e a produção das turmas de Educação Infantil é enorme. Sabendo que cada uma foi pensada com um propósito, o que a coordenação pedagógica pode sugerir para apresentá-las às famílias?

a) Reunir as produções de cada criança em uma pasta e enviar para casa com um bilhete indicando que os pais guardem esse material que registra o avanço dos pequenos em relação a aspectos como coordenação motora.
Atitude inadequada Muitas vezes, os responsáveis não têm condições de identificar quais produções serviram para adquirir ou aprimorar determinada habilidade. A mediação do professor e do coordenador pedagógico é fundamental para que os resultados sejam compreendidos e valorizados pelas famílias.
b)Selecionar as atividades que mostrem o percurso de desenvolvimento da criança e apresentá-las junto com o professor em um encontro com os pais. Dessa maneira, é possível, por meio delas, indicar as habilidades que foram adquiridas durante o bimestre.
Atitude adequada Ao ver as produções e ouvir as explicações dos educadores, os responsáveis entendem a relação delas com os conhecimentos construídos. É válido apresentá-las em papel, por meio de fotos ou vídeos, de preferência acompanhadas de uma legenda clara.

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