Caso 1
O diretor convidou um psicólogo para falar sobre agressividade infantil. Como deve ser essa participação?
a) É importante que ele enfoque teorias sobre o tema. Isso dá credibilidade à escola, uma vez que mostra que o trabalho pedagógico está respaldado por estudos científicos.
Atitude inadequada Palestras teóricas demais, com vocabulário rebuscado e que pouco dialogam com a realidade dos familiares podem não fazer parte do dia a dia dos pais, o que desestimula a presença deles. Além disso, o especialista deve se preocupar em apresentar caminhos para a resolução de problemas reais que os familiares enfrentam.
b) Ele deve falar do cotidiano dos pais com linguagem acessível. Assim, todos ganham subsídios para compreender os filhos e ficam à vontade para tirar dúvidas.
Atitude adequada A presença de um especialista que trate de um assunto de interesse dos responsáveis é muito positiva. Isso gera a oportunidade de discutir situações reais com embasamento teórico. No entanto, a apresentação precisa ser direcionada a atender as expectativas do público com sugestões que ajudem no dia a dia.
Caso 2
Os responsáveis por um aluno do 7º ano são chamados à escola depois de ele agredir verbalmente uma professora duas vezes. Qual a postura indicada para o gestor na conversa com os familiares?
a) Antes da reunião, falar com o jovem. No encontro com os pais, relatar os episódios e explicar a conversa já realizada. É necessário entender a razão da agressividade e, então, sugerir que, juntos, encontrem uma solução para o problema.
Atitude adequada A maneira como conduzir o encontro é fundamental para que os responsáveis não se sintam julgados, e sim acolhidos. Em vez de rotular o comportamento do aluno, o gestor precisa explicar as dificuldades dele em lidar com alguns sentimentos e descrever as iniciativas tomadas para tentar resolver a questão.
b)Esclarecer que a escola nada tem a ver com o comportamento agressivo do aluno e que a culpa pelos episódios de indisciplina é da Educação recebida em casa. Portanto, a família precisa buscar uma solução.
Atitude inadequada Transferir o problema para a família não resolve nada. O ideal é compartilhar a preocupação e tentar entender o que está acontecendo. Ao pedir que os pais disciplinem os filhos, a instituição mostra despreparo para lidar com a situação e perde a oportunidade de promover uma reflexão sobre as dificuldades dos alunos.
Caso 3
O ano começou e os alunos do 6º ano estão com dúvidas sobre as mudanças decorrentes da transição para os anos finais. Os pais têm enviado bilhetes na tentativa de solucionar algumas questões. O que a equipe gestora deve fazer?
a) Enviar para os responsáveis um informativo com perguntas e respostas sobre essa transição. Pode esclarecer aí aspectos como quantidade de disciplinas e horários de entrada e saída.
Atitude inadequada É boa a ideia de registrar as questões para que os pais consultem quando necessário, mas essa transição gera ansiedade em alunos e familiares e o papel pode não ser suficiente para acalmá-los. O melhor é organizar uma reunião para explicar os detalhes e reservar um momento para esclarecer as dúvidas.
b) Organizar uma reunião que discuta as mudanças, prever um momento para que todos possam fazer perguntas e apresentar os novos docentes, que podem fazer um resumo do planejamento de suas disciplinas.
Atitude adequada Nessa fase, é comum os responsáveis terem muitas dúvidas. Para atender às demandas e expectativas das famílias, o ideal é organizar um encontro em que o tema seja transição. Assim, gestores e docentes podem esclarecer os pais e estreitar a parceria com eles.
Caso 4
O ano letivo começou, há uma nova diretora e ela quer promover uma reunião para estreitar o relacionamento com as famílias. Qual a melhor preparação para o encontro?
a) Marcar uma reunião com a coordenação pedagógica e os professores para discutir quais temas relativos ao regimento interno, ao projeto político-pedagógico (PPP) e aos conteúdos das disciplinas merecem entrar na pauta.
Atitude adequadaA preparação deve ser feita em conjunto. Além disso, no primeiro encontro, gestores, docentes e representantes de outras áreas precisam se apresentar às famílias e traçar um panorama geral da instituição. Isso mostra o alinhamento entre todos e ajuda os pais a entender a função de cada um.
b) Comunicar aos professores que, como eles conhecem mais a escola, serão os responsáveis pela elaboração da pauta. Eles também deverão conduzir a reunião, chamando a equipe gestora só no final para breve apresentação.
Atitude inadequada Delegar a responsabilidade de apresentar os dados gerais e o PPP mostra a displicência dos gestores no momento de estreitar a relação com as famílias. É importante que os pais vejam o alinhamento da postura e do discurso de todos os segmentos e saibam a quem recorrer em caso de necessidade.
Caso 5
O bimestre terminou e a produção das turmas de Educação Infantil é enorme. Sabendo que cada uma foi pensada com um propósito, o que a coordenação pedagógica pode sugerir para apresentá-las às famílias?
a) Reunir as produções de cada criança em uma pasta e enviar para casa com um bilhete indicando que os pais guardem esse material que registra o avanço dos pequenos em relação a aspectos como coordenação motora.
Atitude inadequada Muitas vezes, os responsáveis não têm condições de identificar quais produções serviram para adquirir ou aprimorar determinada habilidade. A mediação do professor e do coordenador pedagógico é fundamental para que os resultados sejam compreendidos e valorizados pelas famílias.
b)Selecionar as atividades que mostrem o percurso de desenvolvimento da criança e apresentá-las junto com o professor em um encontro com os pais. Dessa maneira, é possível, por meio delas, indicar as habilidades que foram adquiridas durante o bimestre.
Atitude adequada Ao ver as produções e ouvir as explicações dos educadores, os responsáveis entendem a relação delas com os conhecimentos construídos. É válido apresentá-las em papel, por meio de fotos ou vídeos, de preferência acompanhadas de uma legenda clara.