Compartilhe:

Jornalismo

Prêmio Victor Civita: inscrições na reta final

Confira as dicas dos selecionadores e não perca a chance de concorrer ao prêmio

PorKarina Padial

26/06/2016

O prazo para se inscrever no 16º Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 está chegando ao fim: os trabalhos podem ser enviados até 7 de julho. E é bom você correr porque esta edição está cheia de boas notícias. Neste ano, além dos 50 finalistas que receberão a assinatura das revistas NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR, 20 projetos serão premiados com um tablet. Entre os educadores, dez receberão o título de Educador Nota 10 e 15 mil reais. Outra novidade é que diretores, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos também poderão concorrer ao prêmio maior de Educador do Ano - antes reservado apenas aos professores. O vencedor ganha mais 10 mil reais, que serão divididos entre ele e a escola onde o trabalho foi realizado. Aproveite os últimos dias de prazo para reler o regulamento e se certificar de que o relato do projeto está com foco definido e os objetivos evidentes. Nestesite é possível encontrar um modelo para a redação final, que apresenta os principais tópicos a serem abordados - a justificativa, a metodologia e a avaliação estão entre eles. 

A seguir, confira as orientações elaboradas por Ana Benedita Brentano e Maria Paula Zurawski, selecionadoras dos projetos enviados pelos diretores e orientadores educacionais e pelos coordenadores pedagógicos, respectivamente. As dicas ajudarão a diferenciar os projetos institucionais dos de formação.

Dicas dos selecionadores

Projeto institucional (diretor e orientador educacional) 

- Apresente as mudanças na gestão Comente as medidas que transformaram as práticas da equipe - diretor, vice-diretor, coordenador e orientador. 

- Descreva o processo É importante que fique claro como as ações eram desenvolvidas antes e como passaram a acontecer durante a implantação do projeto e depois dela. 

- Evidencie o envolvimento da comunidade Um bom relato é aquele que revela como professores, alunos, funcionários e pais foram incluídos no trabalho proposto pelos gestores. 

Projeto de formação (coordenador pedagógico) 

- Destaque seu papel de formador Lembre-se de que não se trata de uma proposta didática adotada pelo professor. Portanto, o foco deve estar nas ações que você fez para formar os docentes. 

- Explore o percurso formativo Conte as estratégias escolhidas, apresentando as questões que ajudaram a qualificar as iniciativas. 

- Aponte as transformações das práticas É fundamental mostrar de que forma os docentes foram beneficiados com o trabalho desenvolvido e como isso impactou na aprendizagem dos alunos.

 



 

continuar lendo

Veja mais sobre

Relacionadas

Últimas notícias