Repensar a indisciplina
Saiba como estimular a equipe a refletir sobre a própria postura e orientá-la para atuar frente a situações de conflito na escola
PorNOVA ESCOLA
06/07/2016
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
06/07/2016
Conteúdo de gestão escolar
Tempo estimado
No mínimo um ano, com reuniões semanais. Os problemas não acabam depois desse período. O objetivo é que todos aprendam a lidar com eles.
Desenvolvimento
1ª etapa O significado da indisciplina
Para mudar a perspectiva em relação à indisciplina, é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações. Essa conquista pode se dar por meio de um percurso de formação continuada para todos os funcionários.
Para começar, levante com a equipe quais as principais situações de indisciplina na visão dela. Organize o grupo em duplas. Cada uma deverá classificar as situações em categorias e apresentá-las. Anote os resultados e guarde-os para retomá-los no fim da formação.
O próximo passo é aproximá-los do significado de indisciplina. O que a distingue da violência, por exemplo? Oriente a discussão de acordo com os seguintes pontos:
2ª etapa A origem da indisciplina
Desloque o foco da discussão para a origem da indisciplina. Questione a equipe sobre as práticas existentes na escola, as propostas didáticas, o domínio do professor sobre o conteúdo, sua postura perante o aluno e sua ação em situações de conflito.
Deixe claro para a equipe que o mais importante quando se trata de indisciplina é lidar com a causa do conflito e não apenas atribuir culpa e impor punições. Pouco importa quem começou uma discussão. O fundamental é analisar o que levou as pessoas a ter dificuldade de negociar soluções justas e respeitosas.
3ª etapa Análise do projeto político-pedagógico (PPP) da escola
Para seguir uma regra, é preciso entender sua razão de ser. Se não houver explicação que a justifique, a restrição pode e deve ser questionada. Com base nisso, a ideia, nesta etapa, é analisar o regimento da escola. Proponha a seguinte questão para a equipe: os problemas têm mais a ver com as regras morais ou com as convencionais?
Neste ponto, discuta os princípios que fundamentam o PPP. Como sugestão, tome como base a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Apresente e converse com a equipe possíveis estratégias de lidar com a indisciplina, tais como:
4ª etapa Acompanhamento do trabalho em sala de aula
Realize o acompanhamento direto da atuação docente, com gravação em vídeo ou observação e registro realizado pelo coordenador durante as aulas, momentos de recreio, entrada e saída, dependendo de onde o problema se localiza. Em seguida, o grupo deverá discutir a postura do professor e dos alunos com base nos conceitos estudados. Aqui, é obrigatório que o observado consinta em ser objeto de análise e discussão.
Avaliação
Por meio de questionários, peça aos alunos, funcionários e pais que analisem se houve avanços. Resgate a listagem feita no começo do projeto e peça que a equipe docente altere o que achar necessário, revendo as categorias definidas anteriormente. Ao mesmo tempo, veja se, à medida que a formação avançou, a equipe se sentiu mais segura para resolver os conflitos que surgiram na escola.
O Mapa do Problema Escolar: Quando a Cidadania Parece Não Ser Possível (Anais do XXII Encontro Nacional de Professores do Proepre Educação e Cidadania), de Luciene Tognetta.
Estratégias de Intervenção nos Processos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal Docentes (II Congresso Internacional do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE): Novos Contextos de Formação, Pesquisa e Mediação), de Ana Aragão e Idália Sá-Chaves.
Autoscopia: Um Procedimento de Pesquisa e de Formação (Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, pp. 419-433), de Ana Aragão e Priscila Larocca.
Viajantes Destemidos sem Mapas Precisos: Professores-Formadores (Professor Formador: Histórias Contadas e Cotidianos Vividos), de Vera Lucia Sabongi de Rossi. Ed. Mercado de Letras.
Consultoria
Ana Aragão Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
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