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Formação de professores leitores

Antes de fazer com que os alunos mergulhem no mundo da leitura, os docentes precisam dominar esse universo. Incentive essa prática

POR:
NOVA ESCOLA
Objetivos 
  • Gerais: incentivar a comunidade escolar a ler livros literários.
  • Para a direção: criar condições institucionais de fomento à leitura para os professores e a equipe de funcionários.
  • Para coordenação pedagógica: despertar ou incentivar a leitura de livros de literatura pelo professor de modo a contribuir para sua formação pessoal bem como para sua prática de ensino.
  • Para os professores: ampliar o repertório de histórias e autores conhecidos ao participar de situações que envolvam diferentes práticas de leitura (roda de leitores, ouvir histórias lidas pelo coordenador, troca de indicações...).


Conteúdos de gestão escolar 

  • Administrativa: fluxo de aquisição, empréstimo, troca e reaproveitamento de livros e outros materiais de leitura.
  • Pedagógica: estratégias para a formação do professor como leitor literário durante e após os encontros de formação continuada.
  • Espaço: organização da biblioteca, salas de leitura, murais e demais ambientes dedicados a ler ou divulgar a Literatura.
  • Equipe: formação dos professores como leitores literários.


Tempo estimado 

O ano todo.


Materiais necessários

  • Livros de literatura.
  • Mural.
  • Questionário para diagnóstico.
  • Textos literários impressos.
  • Barbante.
  • Pregador de roupas.
  • Jornais e revistas.


Desenvolvimento 

1ª etapa  Levantamento de informações 

Faça uma pesquisa por meio de um questionário com os professores sobre os livros lidos ultimamente a fim de conhecer os hábitos e as preferências em relação a gêneros, autores e temas.

O questionário deve ser respondido individualmente por cada professor e conter questões como:

  • Quantos livros você lê por mês?
  • Qual tipo de livro você gosta ou costuma ler?
  • Qual seu autor preferido?
  • De que forma tem acesso aos livros?
  • Quais são os motivos que o impedem de ler?
  • Costuma ir a livrarias, sebos ou bibliotecas?
  • É associado de alguma biblioteca?

Tabule o resultado para depois apresentar à equipe.

Faça um levantamento do acervo literário que a escola dispõe, assim como de locais de acesso a livros próximos a instituição como: biblioteca, sebos, livrarias, sites.


2ª etapa  Compartilhamento de informações e discussão

Compartilhe com a equipe de professores os resultados obtidos na avaliação inicial sobre hábitos de leitura assim como o objetivo deste projeto.

Informe ao grupo algumas ações que farão parte do horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs) durante o ano de modo a contribuir para a ampliação de repertório leitor assim como a proposta em realizar ao final do projeto um encontro literário entre os professores da escola e docentes de uma escola próxima. Caso haja espaço, a equipe gestora pode convidar alunos e pais para acompanhar esse momento.


3ª etapa   Leitura em voz alta no início do HTPC

Solicite ao coordenador pedagógico que leia em voz alta um texto literário no início de cada reunião de formação. Pode ser conto, poesia, crônica ou qualquer outro que ele queira compartilhar. A escolha do texto não precisa ser feita em função do conteúdo principal ou do tema do encontro, pois o propósito dessa leitura inicial é ampliar o repertório leitor dos adultos e criar hábitos de apreciação de textos. Peça ao coordenador que explicite alguns comportamentos leitores, como:

  • Antes da leitura: compartilhar informações sobre o autor e sobre o contexto de produção da obra, fornecer dados significativos que contribuam para o envolvimento e a compreensão do texto e compartilhar o motivo pelo qual selecionou esse texto.
  • Durante a leitura: cuidar da entonação, do ritmo e das pausas.
  • Depois da leitura: incentivar os professores a conversar, comentar e dar  opinião sobre o que foi lido. 

Essa atividade deverá ser permanente ao longo do ano. 


4ª etapa - Rodas de leitura 

Instrua o coordenador pedagógico a pedir aos professores que tragam para o HTPC um livro de um gênero literário que tenham lido e que possa ser emprestado a outros do grupo. Nessa reunião, é possível solicitar para selecionarem um pequeno trecho como o desfecho ou o cenário, a descrição de uma personagem, uma frase impactante do livro ou alguma informação relevante sobre o autor para compartilhar no momento da roda de leitura.

Gestor, participe desse momento e faça uma roda para que os profissionais vivenciem e explicitem diferentes comportamentos leitores como conversar, trocar impressões, fazer indicações sobre os livros trazidos e as leituras realizadas. Incentive o empréstimo entre a equipe. É importante programar ao longo do ano algumas rodas de leitura que podem ser definidas por temas, finais empolgantes ou autores preferidos.


5ª etapa  Encontro literário 

Organize uma reunião com a equipe e os professores de uma escola vizinha a fim de realizar um encontro literário. Para esse dia, os professores poderão se inscrever (individualmente, em duplas ou trios) para realizar leitura em voz alta, declamar poesias ou, ainda, fazer indicações literárias. Este será, certamente, um ótimo momento para a sua equipe compartilhar o que pôde aprender ao longo do projeto, assim como incentivar outros professores a mergulharem no universo da literatura.

 

Outras ações que podem acontecer paralelamente durante o ano

  • Compartilhar dicas para os professores como a programação da cidade ou de municípios vizinhos, a fim de trocar informações que podem contribuir para a informação e o enriquecimento cultural do grupo. Uma indicação de leitura, filme ou site que venha a alimentá-los culturalmente também é pertinente. 
  • Organizar um passeio com a equipe de professores a uma livraria, editora, biblioteca ou museu.
  • Realizar um HTPC na biblioteca do município ou entorno e propor que cada professor se associe e retire um livro para ler.
  • Realizar campanha para ampliar o acervo de livros literários da escola com doações ou compras e incentivar o empréstimo para os professores.
  • Organizar, na sala de professores, uma vez por semana, o café literário. Expor no mural da sala alguns textos literários que você encontra disponível em diferentes sites especializados. Caso não tenha mural, você pode fazer um varal e pendurar com pregador os textos de diferentes gêneros, que, além dos professores, estarão também disponíveis para os funcionários.

 


Avaliação e manutenção do projeto 

Retome os objetivos do projeto, refaça o questionário inicial a fim de comparar os dados obtidos no diagnóstico e avaliar se houve mudanças de atitudes em relação aos hábitos leitores assim como se ampliaram e diversificaram as leituras realizadas. 

Avalie também o envolvimento da equipe e se os professores levaram para a sala de aula algumas das práticas vivenciadas durante o projeto como a realização de rodas de leitura, a leitura em voz alta, se expressam intencionalmente comportamentos leitores às crianças com frequência. Conte com a ajuda do coordenador pedagógico para analisar se a equipe docente faz apreciações sobre livros, relê trechos de interesse ou de difícil compreensão, se remete ao índice para localizar um item específico, etc.

Este projeto foi pensado inicialmente para os professores, mas pode ser ampliado para os funcionários e a comunidade.

 

Consultoria

Renata Frauendorf Formadora do Instituto Avisa Lá