Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Especiais

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Sala de Aula | Anos finais do Ensino Fundamental – Ciências | Sala de aula

O homem e o meio ambiente

Introdução 

Vemos muitas notícias sobre mudanças climáticas, efeito estufa e preservação do meio ambiente, mas os alunos não têm informação suficiente para entender de que forma participam desses processos e como podem atuar no sentido de minimizar a sua influência como agentes poluidores. Para trabalhar com esse tema, peça que os alunos façam um diário de suas atividades desde que acordam até a hora de dormir e, com base nele, mostre como nossas atitudes influenciam no ambiente em que vivemos.

 

Objetivos

  • Percerber-se como parte do ambiente em que vive e entender que suas atitudes influenciam o meio ambiente.
  • Repensar atitudes, tornando-se mais conscientes da relação entre os seres vivos.

 

Conteúdo

  • Relação homem-natureza e preservação do ambiente.

 

Ano

6º do Ensino Fundamental.

 

Tempo estimado 

Seis aulas.

 

Materiais necessários

  • Livro Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão. Autoras: Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, elaborado pela Coordenadoria de Educação Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo.
  • Folha para a organização do diário, papel Kraft, papel sulfite A4, régua e lápis de cor.
  • Se a escola possuir um laboratório de informática, os alunos poderão pesquisar imagens e textos relacionados ao tema, e produzir o panfleto no computador.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa  Levantamento de informações

Divida a classe em grupos, distribua um capítulo diferente do Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão a cada um. Peça que os alunos leiam e conversem sobre o conteúdo que receberam. Eles devem anotar as informações principais em uma folha de sulfite. Ao final da aula, recolha esses papéis e diga que a próxima aula começará com a discussão do tema.

Entregue à moçada uma folha para o diário e explique que, em casa, cada um deve anotar todas as suas atividades durante três dias, desde que se levanta até a hora que vai dormir.

 

2ª etapa Sugestão de soluções e atitudes

Retome as anotações feitas na aula anterior sobre os capítulos do livro e pergunte à turma quem são os responsáveis pela preservação do ambiente, quais são as soluções para resolver os problemas ambientais, o que cada um deles pode fazer individualmente e o que podem fazer como grupo na escola e onde vivem. Anote as propostas em um papel Kraft para poderem discutir posteriormente a viabilidade de cada uma delas.

Ao final da aula, pergunte sobre as anotações nos diários e estimule que continuem anotando.

 

3ª etapa Como viabilizar as propostas

Comece perguntando sobre os hábitos diários dos alunos e diga que trabalhará o diário com eles na aula seguinte. Anote em um cartaz pelo menos um hábito de cada um para poder retomar posteriormente.

Retome, então, as propostas da turma para a preservação do meio ambiente e discuta a viabilidade de cada uma delas, pensando nas atitudes individuais, na sociedade civil e no poder público.

Pergunte à moçada o que fariam para viabilizar essas ideias, com quem falariam, como procederiam. Mostre a eles que algumas iniciativas dependem somente dos indivíduos, por exemplo, reduzir o gasto de água em casa na hora do banho, de escovar os dentes ou de lavar a louça, mas outras podem envolver o poder público, como plantar árvores em praças ou resolver vazamentos nas ruas.

 

4ª etapa  Hábitos diários que impactam o ambiente

Nessa aula, será realizado o trabalho com o diário. Forme duplas com os alunos e peça que relatem, um ao outro, as atividades anotadas. Em seguida, proponha que selecionem, juntos, em seus diários, as atividades que acreditam que contribuem para melhorar o meio ambiente, e aquelas que acham que causam prejuízos.

Após o registro, monte uma tabela com atitudes favoráveis e desfavoráveis ao meio ambiente e discuta com os estudantes os comportamentos e ações relatadas e classificadas. Registre a discussão em papel Kraft para que em outros momentos essas ideias possam ser retomadas.

 

5ª etapa O conceito de preservação do meio ambiente

Com base nas informações dos diários, dos textos do livro Caderno de Educação Ambiental - Ecocidadão e nas sugestões dos alunos para preservar o ambiente, trabalhe o conceito de preservação. Discuta as relações do homem com a natureza e suas interferências. Você pode usar as informações dos diários e provocar os alunos no sentido de eles pensarem sobre seus hábitos. Após essa discussão, proponha à turma que comece a esboçar o panfleto.

 

6ª etapa Criação do panfleto informativo

Retome o livro citado anteriormente, em especial as dicas para o ecocidadão, disponíveis a partir da página 78. Antes de solicitar que eles comecem a escrever suas propostas, converse com os alunos sobre as funções e a linguagem desses materiais, ressaltando que devem conter informações importantes, relevantes, mas que os textos não podem ser longos e complexos. Defina quem será o público-alvo desse material e converse sobre qual a linguagem mais adequada para ele.

Com base nas dicas do livro, os alunos devem selecionar as informações principais e definir a forma como o conteúdo será apresentado. Peça que, individual ou coletivamente, elaborem textos curtos com dicas sobre a preservação do meio ambiente e propostas de mudanças de hábito que auxiliem essa iniciativa. Solicite também que a turma selecione imagens ou desenhos para ilustrar os folhetos.

Quando a turma terminar a primeira versão dos panfletos, revise o trabalho com todos e peça os ajustes para a versão final. Quando a atividade for finalizada, a classe pode escolher alguns para serem copiados (xerox ou scanner) e distribuídos, ou trabalhar com todos, fazendo menos cópias de cada um.

 

Avaliação 

Observe o envolvimento e participação da turma nas aulas, discussões e tarefas solicitadas. Durante todo o trabalho, questione cada aluno, individualmente e nos grupos, para perceber o seu envolvimento e a sua aprendizagem. Observe os questionamentos feitos por cada um e a maneira como buscam sanar suas dúvidas. Procure perceber, também, se realmente estão tendo alguma mudança de comportamento pensando na preservação do meio ambiente.

Proponha uma autoavaliação, na qual os estudantes responderão a perguntas sobre a realização da proposta e a respeito do que aprenderam sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Pode ser pedido, também, que os alunos elaborem um texto sobre o que aprenderam.

 

Consultoria

Ana Lúcia Marques Britto Pedagoga e mestre em Biologia pelo Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (IB-USP)

Para assinaturas da revista impressa