O povo na Proclamação da República
PorNOVA ESCOLA
06/07/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
06/07/2016
Foram muitos os processos históricos e políticos do Brasil que contaram com a participação popular. Mas será que essa participação foi só uma promessa ou de fato se concretizou? A ideia desta sequência didática é, com base no estudo sobre a Proclamação da República, levar os alunos a refletir sobre o papel do povo nas transformações do país, tanto no século 19 como nos dias atuais.
Objetivos
Conteúdos
Anos
6º, 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Desenvolvimento
1ª etapa Introdução ao tema
Comece a conversa perguntando aos alunos o que eles entendem por participação política e registre no quadro as ideias principais.
Com base nesse primeiro apanhado, direcione o olhar da classe ao período que deseja estudar, a Proclamação da República. Para que eles se situem, solicite a leitura do capítulo 1 do livro O Despertar da República.
Depois que todos tiverem finalizado essa atividade, peça que os estudantes destaquem as principais informações encontradas no texto e registre no quadro.
Lance a seguinte questão: em termos de participação popular, o novo regime acena com mais ou menos oportunidades de participar em relação à Monarquia? Após a discussão, apresente a proposta de investigar se a promessa de maior participação popular, de fato, se concretizou. Informe que a pesquisa será realizada por meio da análise de documentos de época.
2ª etapa Participação das camadas populares no processo
Distribua para cada aluno uma cópia do seguinte trecho de uma carta de Aristides Lobo (1838-1896) sobre o episódio de 15 de novembro de 1889:
Reúna os alunos em duplas para discutir o excerto do jurista e jornalista republicano e abolicionista. Peça que abordem dois pontos principais: a composição do primeiro governo republicano e a participação das camadas populares no episódio.
Em seguida, organize a socialização das opiniões com a classe inteira. Discuta o uso do termo "bestializado", acentuando a associação ao animal besta, numa indicação de estupidez e ignorância sobre o processo.
3ª etapa O que foi estudado e os dias de hoje
Distribua para cada aluno uma cópia do seguinte texto, de Obras, de Raul Pompeia:
Estimule um debate com a classe sobre a argumentação exposta no texto, iniciando pela discussão da expressão "o povo fluminense não existe". Por que o autor tem essa opinião? De acordo com ele, quem são os responsáveis pelos acontecimentos históricos?
Por fim, convide a turma a refletir sobre o significado dos dois textos do século 19 à luz dos dias de hoje. É possível dizer que os fatos e processos narrados são totalmente anacrônicos ou permanecem atuais? Por quê?
Avaliação
Peça que os estudantes escrevam uma dissertação sobre a participação popular na Proclamação da República, tendo como base as leituras realizadas. Avalie se eles compreendem que, apesar dos acenos a certa democratização do poder, o episódio foi um processo de que o povo pouco participou, sendo na maior parte das vezes apenas citado nos discursos da nova oligarquia que chegava ao poder.
Consultoria
Pedro Henrique Raveli Professor de História
Últimas notícias