Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Especiais

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Sala de Aula | Anos inicias do Ensino Fundamental – Todas as disciplinas – Apresentação Oral | Sala de aula

Como preparar e apresentar seminários

Introdução

O seminário tem por objetivo informar uma determinada audiência sobre um determinado tema. É uma situação comunicativa que prevê várias exposições de aspectos diferenciados de um tema comum. Por isso, é um processo privilegiado de estudo com todas as áreas do currículo escolar.

Trata-se de uma comunicação em instância pública que prevê diferentes exposições orais articuladas, mediadas por um coordenador que, ao final, pode tentar articular as diferentes exposições procurando a melhor compreensão do tema pela audiência.

Essas exposições podem ser sustentadas por recursos materiais diversos, inclusive por esquema escrito que sintetize as principais ideias que serão focalizadas e esclareça a audiência sobre o tema.

 

Objetivos

  • Apropriar-se de procedimentos de escuta e participar de uma exposição oral e de um seminário.
  • Organizar a apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência.
  • Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral.
  • Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral.
  • Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição.
  • Reconhecer e utilizar as marcas linguísticas características de uma exposição oral em um seminário.

 

Conteúdo

  • Oralidade.

 

Anos

Do 1º ao 5º do Ensino Fundamental.

 

Tempo estimado 

Dez aulas. A velocidade do preparo de um seminário depende da quantidade de alunos envolvidos e do ritmo de trabalho do grupo.

 

Materiais necessários

  • Cartolina para confeccionar cartaz, lápis preto, lápis de cor, borracha, caneta hidrocor, apagador, papel, máquina copiadora.
  • Outros materiais que podem ser utilizados como auxiliares nas apresentações: transparências para retroprojetor, xerox, DVD, fotografias, Datashow, PPT, entre outros.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa  O que é um seminário

Levante os conhecimentos dos alunos a respeito do que vem a ser um seminário, fazendo as seguintes perguntas:

  • O que é um seminário?
  • Qual a finalidade dele?
  • Como se organiza?
  • Quem dele participa?
  • Quais as funções dos participantes?
  • Onde costumam acontecer seminários?

Registre os comentários dos alunos no quadro e deixe exposto para poder retomar posteriormente.

Depois disso, apresente aos estudantes sua proposta de trabalho, que é realizar uma pesquisa sobre determinado assunto (escolha o tema previamente) e, posteriormente, fazer uma exposição oral sobre ele.

A seguir, defina o contexto de produção do seminário:

  • Planeje as atividades de estudo do gênero.
  • Determine a finalidade.
  • Defina quem serão os interlocutores.
  • Defina o espaço no qual se realizará e o público ao qual será destinado (para a escola toda, outras turmas ou apenas a classe).
  • Indique a data.
  • Organize quais grupos tratarão de quais aspectos.

  

2ª etapa  Estudo do gênero seminário

Apresente aos alunos seminários para que eles tenham referências para realizar seus próprios trabalhos. Uma possibilidade é você organizar na escola, em colaboração com outros professores, uma exposição oral a respeito de um tema de relevância para o currículo escolar. Os estudantes devem assistir a essa apresentação e estudá-la, fazendo anotações orientadas por um roteiro que focalize os aspectos mais importantes para a organização e participação de um seminário. Desse roteiro deverão constar observações relativas a:

  • Qual a finalidade do seminário?
  • Quais foram os participantes?
  • Como foi organizado no que diz respeito à ordem de participação e à função dos participantes?
  • Como se deu a exposição de cada participante? Como iniciou a apresentação? Quais recursos foram utilizados? Foi possível compreender o que foi exposto e por quê?
  • Como se deu a participação da audiência? Em quais momentos foram feitas perguntas? As questões foram adequadas ou não e por quê? De que maneira as questões foram apresentadas, lidas pelo coordenador do seminário ou faladas pelos participantes?
  • De que maneira o seminário terminou?

Seria muito interessante que a exposição fosse filmada, para que se pudesse utilizar em estudos posteriores, quando se buscará um aprofundamento na análise. Caso não seja possível, grave em áudio e depois transcreva alguns trechos para que se possa estudar as expressões utilizadas na abertura e fechamento do seminário, a maneira de apresentar cada participante, os modos de passar a palavra para a audiência para intervir, a organização interna das exposições, assim como suas marcas linguísticas.

 

3ª etapa  Análise e planejamento

Organize os alunos em grupos e solicite que cada um sintetize um ou dois aspectos observados e registre suas conclusões em um cartaz. Compare esse cartaz com o que foi organizado na primeira etapa, pontuando as confirmações, os equívocos, as ampliações e os aprofundamentos realizados.
Depois desse estudo, planeje com os alunos como será organizado o seminário que a turma realizará.

 

4ª etapa  Observação do gênero oral

Peça à turma que estude outras exposições para observar sua organização interna e as marcas linguísticas usuais. Se forem seminários gravados, divida a classe em grupos e solicite que cada um analise um diferente. Oriente que essa observação siga um roteiro que focalize aspectos fundamentais do gênero, verificando como o apresentador:

  • Abre a exposição (De que maneira ele entrou em contato com o público? Qual foi a saudação inicial?).
  • Introduz o tema e delimita o assunto dentro desse tema. Peça que os alunos fiquem atentos, nesse item, se há expressões do tipo: O assunto de minha exposição será.... Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre....
  • É claro em sua maneira de falar, se as informações estão bem organizadas, se são coerentes e se têm uma progressão lógica, e de que forma finaliza a apresentação. Houve a retomada de forma sintética dos principais pontos da exposição? Solicite que os estudantes observem expressões do tipo: Em resumo, O que foi dito aqui foi, Para concluir, Recapitulando, podemos dizer que.
  • Indica uma questão aos ouvintes, com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.
  • Utiliza com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos.
  • Posiciona-se diante do público. É interessante observar a direção do olhar, o tom de voz em cada situação.
  • Usa marcas linguísticas, como as expressões então, ao longo desta apresentação, para finalizar, vamos observar.

 

5ª etapa  Socialização

Solicite que os grupos socializem suas observações com os demais alunos da classe, apresentando-as coletivamente. Enquanto isso, registre em cartazes. Compare cada quadro para analisar os pontos em comum e o que houve de diferente, focalizando aspectos indispensáveis para a organização de uma exposição oral.

Caso os alunos não tenham observado, destaque cada um dos recursos utilizados pelos expositores do ponto de vista da sua adequação ao conteúdo e à compreensão do público, focalizando as estratégias mais eficazes.

A seguir, organize um quadro com as características que as apresentações de cada grupo precisarão ter.

 

6ª etapa  Preparo da apresentação

Peça aos alunos que retomem, em classe, os resumos dos conteúdos pesquisados, sobre os quais versarão os seminários. Retome os aspectos levantados na etapa anterior e oriente os alunos a utilizar essas referências para planejar suas exposições.

Acompanhe-os na elaboração do esquema orientador da fala, assim como na seleção de recursos mais adequados ao conteúdo e à compreensão dos interlocutores. Se for o caso, auxilie-os na preparação desses recursos (cartazes, PPT, transparências para retroprojetor etc.).

 

7ª etapa  Ensaio da exposição oral

Reserve duas aulas para os ensaios. Os colegas que compuserem a audiência de cada grupo terão como papel fundamental analisar as apresentações criticando-as do ponto de vista da sua adequação tanto às características do gênero e ao contexto de produção, quanto à compreensão.

Depois de cada apresentação, discuta-a com a classe, solicitando alterações, focalizando aspectos positivos que devem ser mantidos etc.

Proponha um segundo ensaio, analisando as modificações realizadas e eventuais correções ainda necessárias. Antes da apresentação do seminário, defina com a turma tempo e ordem de apresentação, coordenador do grupo e posicionamento dos recursos.

 

8ª etapa  Apresentação

No momento da apresentação, organize o espaço de forma a facilitar o trabalho dos apresentadores. Círculo e semicírculo geralmente são disposições mais adequadas, principalmente se o debate estiver previsto. Garanta que os ouvintes possam ver e ouvir o grupo. Combine com os alunos a filmagem dos seminários para que se possa analisar as apresentações na avaliação final.

 

Avaliação 

Avalie a participação dos alunos no estudo realizado, suas contribuições, seu interesse e o trabalho efetivamente realizado. Solicite, ainda, uma autoavaliação dos estudantes, tanto no que se refere às atividades realizadas em grupo, quanto no que tange à participação individual.

Eleja trechos dos seminários que foram filmados para analisar com a turma aspectos do gênero e do conteúdo apresentados e fazer um arremate final da discussão.

 

Flexibilização (para cadeirante com pouca mobilidade nos membros superiores ou aluno com alteração na motricidade oral)

É importante adequar materiais para as atividades gráficas usando recursos próprios, como adaptadores, e também fixar o papel na carteira ou numa mesa maior a fim de ampliar o espaço para a escrita do aluno. Quando for sintetizar as observações na lousa, lembre-se de fixá-las em um local que permita a visualização da criança.

Se o aluno tiver alteração na motricidade oral, faça afirmações para que responda concordando ou discordando. Oriente o estudante a escolher um recurso que favoreça sua comunicação e expressão (uso de imagens e textos curtos ou um trecho de um filme).

 

Consultoria

Ivaneide Dantas da Silva Pedagoga e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar