Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
RDRevista Digital

Especiais

Nesta área você encontrará todo o acervo da revista de maneira organizada e em formato digital

Sala de Aula | Educação Infantil – Creche – Leitura | Sala de aula

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Introdução

Selecionar livros com textos bem elaborados e ilustrações de qualidade é muito importante se o seu objetivo é dar início ou continuidade ao processo de formação de leitores. Para essa faixa etária, as histórias escolhidas devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreensão e a memorização. Também é bacana se programar para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina.

 

Objetivos

  • Desenvolver o hábito de escutar histórias.
  • Vivenciar momentos de prazer em grupo.
  • Ter contato com textos de qualidade literária.
  • Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

 

Para crianças até 1 ano 

  • Dirigir-se aos livros por meio de falas, gestos, balbucios (gritinhos, sorrisos, vocalizações, entre outros) e expressões faciais.
  • Imitar sons com base na fala do educador.
  • Estabelecer situações comunicativas significativas com adultos e outras crianças do grupo.
  • Reconhecer o livro como portador de história, manifestando prazer ao explorá-lo e ao ser convidado pelo professor para escutar o que será lido.
  • Ouvir o professor com progressiva atenção.


Para crianças até 3 anos 

  • Ampliar o repertório de palavras e histórias conhecidas.
  • Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.
  • Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.
  • Reconhecer e nomear alguns livros.
  • Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.
  • Cuidar do livro e valorizá-lo.
  • Imitar o adulto lendo histórias.

 

Ano

Creche.

 

Tempo estimado 

No mínimo um mês (ou o ano inteiro).

 

Material necessário 

  • Livros de literatura.
  • Almofadas.
  • Bebês-conforto.

 

Desenvolvimento

1ª etapa  Para conhecer a história

Antes de ler um livro para as crianças, treine a entonação e a fluência da leitura lendo em voz alta para si mesmo. Prepare o espaço para que todos fiquem confortáveis. Eles podem deitar-se entre almofadas, sentar-se em roda ou no bebê-conforto. É importante que todos consigam ver o livro.

Nesta etapa, a intenção é que você leia um livro para que as crianças possam conhecer bem a história. Apresente o título selecionado para o grupo destacando as informações da capa (título, capa, nome do autor, ilustrador etc.). Faça uma breve apresentação da história despertando o interesse em escutá-la.

Leia o texto (sem adaptações ao que está escrito) e mostre as ilustrações conforme lê. No fim, converse com as crianças sobre a história: pergunte se e do que gostaram, volte às partes comentadas, mostre novamente as ilustrações e deixe que elas explorem o livro.

 

Opções de livros para ler para a turma

A Casa Sonolenta, de Audrey Wood, Ed. Ática.

Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa, de Arden Druce, Ed. Brinque-Book.

Como os Dinossauros Dizem Boa Noite?, de Jane Yolen, Ed. Globo.

Da Pequena Toupeira Que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela, de Werner Holzwart, Ed. Companhia das Letras.

O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, Ed. Moderna.

O Porco Narigudo: Um Livro de Dobraduras, de Keith Faulkner, Ed. Companhia das Letras.

O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado, de Audrey Wood, Ed. Brinque-Book.

O Sapo Bocarrão: Um livro com Dobraduras Surpresas, de Keith Faulkner, Ed. Companhia das Letras.

O Soluço do Lúcio: Um livro de Dobraduras,  de Keith Faulkner, Ed. Companhia das Letras.

Tanto, Tanto!, de Trish Coocke,  Ed. Ática.

 

2ª etapa  Repita a história

Explique para as crianças que você lerá a mesma história e observe o interesse do grupo. Sempre antes de iniciar a atividade, cuide do espaço para garantir um momento confortável e prazeroso.

Mostre o livro às crianças e pergunte se lembram da história. Questione sobre o título, os personagens e os acontecimentos. Só então leia novamente o livro. Essa atividade pode ocorrer em média três vezes na semana.

 

3ª etapa  Novo livro

Prepare-se para a apresentação de um novo livro realizando os mesmos procedimentos relatados na primeira etapa. Conte que apresentará uma obra que os pequenos ainda não conhecem e faça a leitura.

Promova conversas sobre os livros fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais queridas. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo.

Alterne, durante a semana, a leitura de histórias repetidas e a introdução de novas. Esteja sempre atento às iniciativas das crianças e responda a elas por meio da fala, de gestos e de expressões faciais. Sempre promova conversas entre os pequenos sobre o que foi lido.

 

Avaliação 

Verifique se as crianças ficam atentas à sua fala e às ilustrações. Veja se conseguem comentar a história com os colegas e se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observe se conseguem se lembrar de algum título conhecido quando perguntado e se pedem para que você leia em diversos momentos da rotina.

 

Bibliografia

Educação de 0 a 3 Anos: O Atendimento em Creches, de Elinor Goldschmied e Sonia Jackson, Ed. Artmed.

O Coletivo Infantil em Creches e Pré-escolas: Falares e Saberes, de Ana Lúcia Goulart de Faria (org.), Ed. Cortez.

Os Fazeres na Educação Infantil, de Maria Clotilde Rossetti-Ferreira (org.), Ed. Cortez.

 

Consultoria

Beatriz Ferraz Gerente de Projetos Educacionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

 

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar