Apresentação do sistema numérico por meio dos rótulos dos alimentos
PorNOVA ESCOLA
06/07/2016
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Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
06/07/2016
No dia a dia, as crianças relacionam os números que falam e ouvem com a escrita e, assim, identificam algumas regularidades que vão ajudá-las a avançar no aprendizado sobre o sistema numérico. Uma alternativa para impulsionar esse conhecimento pode estar em um recurso simples, como uma coleção de diferentes embalagens de bebidas e alimentos.
A sugestão desta sequência didática é que, com base no manuseio desse material, você proponha desafios aos pequenos, como procurar informações numéricas ou interpretar os números dos rótulos dos alimentos. Comece com a análise da data de validade, do peso e das informações nutricionais e, em seguida, proponha problemas pontuais de interpretação, produção e comparação.
Objetivos
Ler, comparar e ordenar números.
Conteúdos
Ano
Pré-escola.
Tempo estimado
De cinco a seis aulas.
Material necessário
Desenvolvimento
1ª etapa Descobrir informações numa embalagem
Peça que as crianças tragam de casa embalagens de alimentos como cereal matinal, amido de milho, café, chocolate em pó e gelatina. Quando você já tiver uma quantidade razoável (uma média de cinco embalagens para cada quatro crianças), divida a turma em grupos e convide os pequenos a encontrar números nos pacotes e a pensar para que eles servem.
As crianças devem explorar as embalagens e discutir nos grupos o que interpretaram. Organize uma socialização para que elas dividam suas descobertas, ideias e opiniões. É interessante gerar condições para que elas contem as hipóteses que encontraram e discutam as dos colegas. Nesse momento, levante questões, como:
Para registrar as conclusões, cole uma embalagem desmontada em um cartaz e destaque os vários números encontrados junto das hipóteses da turma para as funções de cada um. É importante ter em mente que, nesta primeira etapa, o esperado é que as crianças descubram novas informações por meio da exploração dos materiais, por isso se preocupe em provocar questionamentos e não em dar respostas.
2ª etapa Encontrar o alimento mais pesado e o mais leve
Recupere o que foi aprendido na etapa anterior. Para isso, você pode usar o cartaz já elaborado. Se considerar necessário, acrescente outras informações ou questionamentos para que as crianças avancem nas hipóteses.
Em seguida, entregue quatro embalagens para cada grupo e peça que as crianças descubram os números que indicam o peso dos produtos e mostrem quais são os mais pesados. Uma dica para o sucesso da atividade é procurar embalagens que tenham a mesma unidade de medida (como "gramas", por exemplo) e números de dois ou três dígitos. Não há problema em oferecer embalagens de alimentos iguais para os diferentes grupos. Exemplo: todos podem ter uma caixa de cereais, uma de amido de milho, uma de gelatina e outra de chocolate em pó.
Durante aproximadamente dez minutos, as crianças devem discutir nos grupos como solucionar o problema. Ao longo da atividade, faça uma observação minuciosa do que os pequenos estão fazendo para reconhecer as estratégias utilizadas por eles.
Logo após, selecione dois grupos que tenham respostas diferentes sobre o peso dos pacotes. Essa seleção atende a, pelo menos, dois objetivos: o primeiro é ver se todos consideraram o número que representa o peso do alimento na embalagem. O outro é evidenciar a maneira como as crianças compararam os números e escolheram o mais pesado. Atenção: o fundamental não é apontar erros e acertos, mas proporcionar o intercâmbio de diferentes ideias e permitir que os pequenos contem quais os critérios que utilizaram.
Saiba que é possível que os grupos considerem outros valores em vez da quantia de gramas para definir qual é o mais pesado. Nessas situações, traga algumas embalagens para a roda e faça perguntas como:
Esse momento serve para compartilhar uma informação que pode não ser evidente para todos e que vai ajudá-los, no futuro, a resolver novos desafios.
3ª etapa Ordenar os alimentos pelo peso
Novamente, relembre o que já foi feito e, em seguida, peça que as crianças organizem três ou quatro embalagens pelo peso, do menor para o maior. Para dar conta dessa tarefa, elas precisarão analisar as escritas dos números considerando o que já sabem sobre o sistema de numeração.
Esteja atento à complexidade do exercício! Se para alguns for muito difícil ordenar quatro embalagens, reduza para três ou até mesmo duas. Mais uma vez, as conclusões da turma devem ser compartilhadas. Para que os pequenos compreendam a regularidade do sistema numérico, levante pontos importantes na organização, como:
É bem provável que as crianças não utilizem a palavra algarismo, mas você pode informá-los dos nomes convencionais para que aprendam a se expressar com mais precisão.
Avaliação
Analise se as crianças avançaram no uso social dos números encontrados nos rótulos, e se evoluíram na leitura, na comparação e na utilização das informações, como tabela nutricional e peso, como fonte de pesquisa. É importante também observar os critérios utilizados para fazer as comparações.
Pensando que o aprendizado do sistema numérico é sequencial, você deve analisar aspectos como: os tópicos das discussões, os equívocos das crianças, as questões que ainda poderiam ser exploradas e quais outras informações você incluiria nas próximas aulas.
Consultoria
Fernanda Glaessel Ramalho Formadora de professores
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