Matéria de capa | Projeto de formação: Uso de tecnologia na sala de aula | Reportagens

Introdução

Um guia para o coordenador pedagógico realizar a formação e a reflexão da equipe para a introdução das novas ferramentas no ensino

POR:
NOVA ESCOLA

Nas últimas décadas, novas tecnologias têm surgido a todo momento e essas ferramentas impactam os processos de ensino e aprendizagem. A escola não pode, portanto, ignorá-las, mas também não deve correr atrás da última novidade apenas por modismo. A ação tem de ser planejada e colaborar de fato para o aprimoramento da aprendizagem.

Neste projeto de formação sobre o uso de tecnologia na sala de aula, Jane Reolo, diretora escolar em São Paulo, pesquisadora e consultora da área de tecnologias da informação e comunicação (TIC), propõe um guia para o coordenador pedagógico desenvolver a equipe e prepará-la para mais esse desafio.

Cada um dos cinco módulos possui indicações de leitura e orientações para realizar reuniões formativas sobre temas como o impacto da tecnologia nas novas gerações, estratégias de pesquisa na internet, avaliação, acessibilidade e direitos autorais. Confira!

OBJETIVO GERAL

Formar professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para uso crítico e reflexivo das tecnologias digitais da informação e da comunicação.

Módulo 1: As novas gerações e a cultura digital

Módulo 2: Qualificação do uso dos recursos

Módulo 3: Parâmetros de avaliação e qualidade

Módulo 4: Tecnologia para quê?

Módulo 5: Direitos autorais na internet