Seções | Caro Educador

Tesouros de uma trajetória

30 textos que fizeram a diferença no dia a dia do professor

POR:
NOVA ESCOLA
Maggi Krause,

Maggi Krause,
Diretora de Redação

Este ano, a revista NOVA ESCOLA completa três décadas ao lado dos educadores brasileiros e, para comemorar, organizamos esta edição especialíssima. O objetivo é reverenciar e homenagear 30 anos de trabalho jornalístico e cuidado pedagógico investidos na construção e manutenção desse grande título. 
Reunimos depoimentos de professores, coordenadores pedagógicos, colunistas, especialistas da Educação, leitores, selecionadores e vencedores do Prêmio Educador Nota 10. Cada um deles elegeu uma reportagem, artigo ou série que julgou de extrema relevância pela temática discutida ou por sua aplicação em seu cotidiano profissional. Entre as publicações que podem ser lidas ou relidas por você, veja a curiosa matéria da revista número 1, de março de 1986, que fala como livros didáticos podem perpetuar o preconceito contra a mulher. O assunto, atual para aquela época, ressurgiu em discussões sobre gênero na premiada capa da edição de fevereiro de 2015, com a ousada reportagem Vamos Falar sobre Romeo, elogiada por um de nossos colunistas.  
As eleitas têm em comum o fato de serem matérias completas, aprofundadas, que exigiram pesquisas, estudos e leituras da equipe de reportagem, sempre amparada por editores que já sabiam muito da área de Educação e apoiada por coordenadores pedagógicos. Esses escritos foram percebidos como consistentes, indutores de reflexão sobre a prática pedagógica, elucidadores de didáticas específicas. Também serviram para nortear planejamentos de aulas e de formação de professores, para complementar o conhecimento teórico ou para discutir situações específicas da profissão, como a indisciplina e o uso das TIC em sala de aula. Juntos, formam uma amostra representativa, que não prescinde do olhar apurado dos entrevistados, pois para eles esses trabalhos tiveram valor e mereceram aparecer nesta edição comemorativa. 
Espero que você reencontre, entre os textos, alguns que tenham sido marcantes em sua trajetória profissional. Ou então descubra tesouros que possam ser valiosos agora e nos próximos anos. Aproveito para agradecer a todos os profissionais que fizeram parte da equipe ou colaboraram com a NOVA ESCOLA durante essas três décadas. Foram centenas de pessoas: jornalistas, designers, fotógrafos, ilustradores, revisores, colunistas, videomakers, consultores de Educação e de tecnologia. Graças a esse precioso e dedicado trabalho, sempre priorizando a qualidade editorial, que essa marca chegou aos 30 anos com tanta vitalidade e relevância. E continua merecendo a atenção e o reconhecimento de leitores como você! 

 

Compartilhe este conteúdo: