Pautar o planejamento pelas datas festivas

Heloisa responde - Assim não dá!

POR:
NOVA ESCOLA
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores e foi colunista de NOVA ESCOLA até 2013.

Clique aqui para mandar a sua dúvida para a nova colunista

Festas, na escola ou fora dela, são bem-vindas. Mas não dá para planejar as ações escolares só com base nas datas festivas do nosso calendário e ficar repetindo, ano após ano, os mesmos rituais e as mesmas atividades sem sentido. A função do planejamento é antecipar situações para favorecer a aprendizagem. Por isso, as datas comemorativas de eventos da História e da tradição cultural do Brasil devem estar a serviço do currículo - não o contrário.

O planejamento escolar é o instrumento que orienta a ação educativa na escola. O momento de planejar é de pesquisa, reflexão e tomada de decisão. Para sua elaboração, devemos refletir se as ações da escola estão levando à aprendizagem dos alunos, para mantê-las ou mudá-las. No período do planejamento, faça uma lista das datas que a escola costuma comemorar.

Pesquise com os colegas a origem delas e pergunte à coordenação. Reflita por que elas continuam existindo, que valores estão sendo destacados e se vale a pena mantê-los. O importante é que a equipe saiba por que a escola continua a comemorar algumas datas.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias