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Leitura do passado

A aprendizagem das principais noções do pensamento histórico, como temporalidade e sucessão dos acontecimentos, está no centro do ensino

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As aulas de História já foram reduzidas à memorização de datas e acontecimentos passados. Outra abordagem torna a disciplina mais dinâmica. Ela considera as questões sociais e atua na aprendizagem de noções essenciais do pensamento histórico, como a de temporalidade: de que forma se dá a organização dos fatos, a divisão entre passado, presente e futuro e a simultaneidade de eventos (veja a seguir). "Para os que estão nas séries iniciais, o passado é uma coisa só. Tudo é antigamente", explica Daniel Vieira Helene, formador de professores, de São Paulo. As dificuldades aparecem quando os pequenos lidam com textos históricos. Eles não tomam as datas como indicação temporal, e sim a apresentação dos fatos no texto: o que vem antes necessariamente ocorreu antes.

Considerando o problema, o Colégio São Paulo, em Salvador, reforça o ensino de leitura e escrita de textos informativos. A turma lê, debate, localiza as informações mais importantes - com orientação dos professores -, faz perguntas e registra tudo com anotações, resumos e fichamentos, que são utilizados posteriormente para consulta. "Com esses procedimentos, os alunos têm maior compreensão dos conteúdos e adquirem comportamento leitor", avalia Dulcinéia Neves Guimarães, professora da 4ª série.

1 Trabalho com sujeitos históricos e perspectivas
O que é A identificação, em fontes documentais, do ponto de vista de quem conta a história e a recriação dela com base em outros personagens e outras concepções. Uma alternativa: comparar informações sobre um mesmo fato ou tema em diferentes fontes bibliográficas.
Quando propor Sempre que se trabalhar com relato histórico (narrativas).
O que a criança aprende Que existem várias versões sobre um fato e que os diferentes registros são fontes de informação para conhecer o passado.

2 Leitura e escrita sobre História
O que é O professor distingue nos textos funções, estilos, argumentos e pontos de vista e propõe leitura e atividades. Uma delas é identificar e utilizar os tempos verbais adequados, os marcadores temporais, os de causalidade e os de contextualização.
Quando propor Em todas as aulas. A complexidade dos textos utilizados deve aumentar ano a ano.
O que a criança aprende Que as obras de conteúdo histórico possuem organização temporal e contemplam as relações entre os acontecimentos.

3 Leitura de mapas geográficos e históricos
O que é Atividades que têm por objetivo principal ensinar a localizar transformações históricas no espaço. Uma delas é a comparação de mapas de diferentes épocas com os da atualidade.
Quando propor Em todas as aulas, de forma incorporada aos conteúdos.
O que a criança aprende A noção de espacialidade, localizando a História no espaço e percebendo que existem mudanças tanto no tempo como no espaço.

4 Representação gráfica do tempo
O que é Elaboração de linhas do tempo, com escala, a respeito de determinados recortes históricos predefinidos. A seleção dos fatos deve permitir ao estudante localizar sua própria vida na linha. É interessante trabalhar com diferentes representações de um mesmo período para discutir a simultaneidade de acontecimentos em diferentes locais.
Quando propor Em todas as aulas, de forma incorporada aos temas estudados.
O que a criança aprende Noções de tempo cronológico, duração, simultaneidade, causalidade, anterioridade e posteridade e relação entre momentos da história local, regional e nacional.

5 Análise e leitura de imagens históricas
O que é Estudo com fotografias, propagandas e desenhos de diferentes épocas. Sempre que possível, é interessante comparar essa produção histórica com elementos atuais de mesmo tipo.
Quando propor Em todas as aulas. De acordo com o ano, aprofundar as discussões, introduzindo, por exemplo, a questão da intencionalidade na produção de fotos e pinturas.
O que a criança aprende A identificar visualmente mudanças no tempo e a investigar como era determinada época com base em imagens, construindo hipóteses e pesquisando sobre o contexto em que foram feitas.

Quer saber mais?

Contatos

  • Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária, R. Eugênio de Medeiros, 639, 05425-001, São Paulo, SP, tel. (11) 3097-0523
  • Colégio São Paulo, R. Luís Portela da Silva, 628, 41815-290, Salvador, BA, tel. (71) 2107-4600


Bibliografia

  • Aprendendo História e Geografia, Ana Teberosky e César Coll, 272 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 80,90 reais
  • Descobrimento do Brasil (Coleção De Olho no Mundo), revista Recreio, vol. 3, Elvira de Oliveira (ed.), 40 págs., Ed. Abril (edição esgotada)

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