Reportagens | Geografia | Situações didáticas | Reportagens

Pensamento global

As aulas de Geografia devem incentivar não só a observação do espaço mas também a interpretação de fatos e a relação entre eles

POR:
Beatriz Santomauro

A Geografia estuda a organização da sociedade e da natureza, a produção do espaço e a interação entre esses elementos. Por meio da disciplina, é possível compreender transformações e movimentos em diferentes âmbitos, das mudanças nos arredores de uma rua que passa a ser um centro financeiro aos conflitos entre a necessidade de preservação da natureza e do uso de seus recursos.

Há conceitos básicos que ajudam nesse entendimento, como os de paisagem, lugar e território. "Para estudar o bairro como lugar, por exemplo, vivências, valores e referências espaciais e trajetórias do grupo social a que os alunos pertencem são referências ricas", explica Sueli Furlan, selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

A turma deve ser chamada a observar, descrever, comparar e analisar cenas do cotidiano que possam exemplificar esses conteúdos (veja a seguir). Tendo isso em mente, Silvia Cristina Reis Costa Oliveira, que leciona para a 3ª série na UEB Professora Luzenir Mata Roma, em São Luís, propõe a confecção de representações cartográficas do bairro e do trajeto percorrido até a escola. Antes disso, as crianças ganharam repertório, conhecendo mapas de verdade e localizando, no do Brasil, as regiões, os tipos de vegetação e as atividades econômicas.

1 Leitura e escrita sobre Geografia
O que é Atividades em que a garotada tem contato com textos de diversos gêneros (informativos e literários) tanto por meio da leitura como pela escrita. Os objetivos devem ser conhecer ou aprofundar um assunto, saber como um autor encara determinada questão, cotejar opiniões e aumentar o repertório de informações.
Quando propor Uma vez por semana.
O que a criança aprende A ler para buscar informações, pesquisar, estudar, anotar, questionar e expor ideias levando em conta seus objetivos e o interlocutor.

2 Atividades com imagens e mapas
O que é Elaborar, ler e interpretar a linguagem dos símbolos gráficos, como fotografias comuns, aéreas ou de satélite, mapas, tabelas, gráficos e desenhos. Essas formas representam fenômenos, ajudam na compreensão do espaço e apuram a noção de localização. Os mapas podem passar informações diversas, como pontos de referência, distâncias, relevo ou temperaturas. Já as fotografias apresentam vários planos e registram a memória coletiva de uma sociedade. Os dois tipos, diferentemente de um texto, adotam convenções universais que são entendidas por diversas culturas, não importando o idioma. Além disso, as imagens complementam informações e normalmente chamam ainda mais a atenção do que os textos. Porém, assim como os mapas, devem ser lidas tal qual os textos: para obter informações, conhecer algum tema ou fazer comparações. O mapa é a base, uma espécie de quadro- negro para a Geografia.
Quando propor Em todas as aulas.
O que a criança aprende A desenvolver o raciocínio espacial e compreender informações contidas em mapas e gráficos, além de aplicar conceitos cartográficos.

3 Trabalho de campo com os alunos
O que é Saída organizada para pesquisa. Ao ir para fora da escola, a turma é aproximada do objeto de estudo e estimulada a analisar o que está sendo visto. Isso abrange a História, a organização e as intervenções sociais. Os trabalhos de campo podem se dar em locais do entorno da escola e em outras áreas da região. O importante é o observador entender os lugares, con­versar com pessoas dali, coletar dados e registrar. Antes das saídas, leia e busque informações que podem ajudá-lo na visita e ensine formas de registro e de coleta de dados. Entrevistas e pesquisas prévias e posteriores são essenciais.
Quando propor Sempre que for possível e necessário entrar em contato com o objeto de estudo.
O que a criança aprende A desenvolver a percepção para ler a paisagem, registrar, compreender e construir um olhar aguçado para os fenômenos geográficos.

Quer saber mais?

Contatos

  • EMEF Cleómenes Campos, R. Bartholomeu C. Bueno, 268, 05089-090, São Paulo, SP, tel. (11) 6104-4528
  • Sueli Furlan
  • UEB Professora Luzenir Mata Roma, R. da Pedreira, 65099-070, São Luís, MA, tel. (98) 3241-5789


Bibliografia

  • A Geografia na Sala de Aula, Ana Fani Alessandri Carlos, 144 págs., Ed. Contexto, tel. (11) 3832-5838, 24 reais


Internet

Compartilhe este conteúdo: