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Sim à curiosidade

A observação de fenômenos, a experimentação e a reflexão, além de muita leitura, ampliam os conhecimentos sobre questões dessa área

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Em um mundo em que o desenvolvimento científico está por toda parte, o ensino de Ciências deve propor situações-problema e trabalhos que gerem reflexão, permitam participação ativa e tenham relação com o dia-a-dia. "A transposição da ciência acadêmica para a escola amplia a visão do cotidiano", diz Cândida Muzzio, coordenadora do Colégio Miró, em Salvador. É importante articular atividades. Um experimento sem observação, pesquisa e leitura é insuficiente para a aprendizagem. No Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, em Presidente Castelo Branco, a 470 quilômetros de Florianópolis, a professora da 3ª série Rozinei Forquezato participou de um projeto sobre compostagem que contempla quatro situações didáticas essenciais (veja a seguir). Além de aprender conteúdos, os alunos veem o impacto de sua atuação na comunidade e no ambiente à sua volta.

1 Observação mediada
O que é Análise de um experimento com a mediação do educador. A atividade deve instigar perguntas e a elaboração de hipóteses. Ao estudar o desenvolvimento das plantas, por exemplo, as crianças podem ver que crescem, mas nem sempre se atêm aos detalhes. Por isso, a importância de direcionar o olhar delas. Como está a sépala (a proteção que encobre o botão da flor)? Aberta ou fechada? E o que ocorre depois de uma semana?
Quando propor Toda vez que for desenvolvida uma atividade investigativa em sala de aula.
O que a criança aprende Além de conteúdos tradicionais, a observar fenômenos, elaborar hipóteses e organizar dados.

2 O desafio da experimentação
O que é Investigação para relacionar o saber científico ao da garotada. O experimento não pode só demonstrar conhecimentos já apresentados. Se é preciso entender quais materiais flutuam, a turma sugere alguns e é desafiada. Uma folha de papel flutua? E se a amassarmos em forma de esfera?
Quando propor Sempre que for possível incluir experimentação.
O que a criança aprende Além dos conteúdos relacionados, a manipular experimentos e a resolver problemas.

3 Pesquisa em textos
O que é Busca por respostas para problemas em livros, revistas, jornais e internet. A atividade não é produtiva se ficar restrita à coleta de dados. Uma proposta: a turma faz uma experiência em que o sal é dissolvido em água e o professor apresenta uma questão - todo sólido se dissolve em água? - a ser resolvida com base em fontes confiáveis.
Quando propor Sempre que for preciso buscar informações.
O que a criança aprende Além dos conteúdos relacionados, a trabalhar com obras de caráter científico e a ter maior autonomia na aprendizagem.

4 Leitura e escrita sobre Ciências
O que é O educador cria uma oportunidade que gere dúvidas sobre um tema qualquer. Depois de todos revelarem suas concepções em conversas, desenhos e textos, ele propõe a consulta a textos científicos. É essencial apresentar fontes variadas, além do livro didático, marcando a diferença entre as linguagens. Deve-se discutir conceitos, termos da área e características da linguagem e não apenas supor que sejam conhecidos.
Quando propor Em todas as aulas.
O que a criança aprende Entendendo o que lê, aprofunda conhecimentos e informações sobre os conteúdos.

Quer saber mais?

Contato

  • Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, R. Alberto Ernesto Lang, 29, 89745-970, Presidente Castelo Branco, SC, tel. (49) 3457-1217

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