Reportagens | Língua Estrangeira | 8º e 9º anos | Reportagens

Tu ou Usted?

O Banheiro do Papa, produção uruguaia, ajuda alunos a compreender formalidades do espanhol

POR:
NOVA ESCOLA

O Banheiro do Papa, César Charlone e Enrique Fernández, 97 min., Imovision

Essa tragicomédia se passa no pequeno vilarejo uruguaio de Melo, na fronteira com o Brasil, que vive um furor em 1988 com a expectativa da visita do papa João Paulo II. Enquanto donos de mercados locais tentam se abastecer à espera de dezenas de milhares de fiéis brasileiros, o esperto Beto decide providenciar a construção de um banheiro para lucrar com o acontecimento. A professora Maria Clara Cohen, de São Paulo, recomenda o filme para ensinar um dos conteúdos que mais confundem os alunos brasileiros: os pronomes de tratamento formais e informais. "A questão da formalidade é muito importante no Espanhol."

Proposta de atividade

Objetivos
Conhecer as diferenças de tratamento interpessoal e as características da formalidade e da informalidade nos países da América Latina e Espanha.

Conteúdos
Pronomes de tratamento (tu, vos, usted, ustedes).

Trechos selecionados
As cenas que mostram a diferença de tratamento entre dois desconhecidos (38m39s a 39m42s), entre uma pessoa que tem autoridade sobre a outra (5m15s a 8m53s) e entre membros da mesma família (11m43s a 15m34s). Trechos que apresentam as conversas de Beto com os policiais ao tentar atravessar a fronteira (22m00s a 27m02s).

Atividade
Promova um debate, revisando a lista de pronomes de tratamento e suas regras de uso. Peça que os estudantes façam anotações durante o filme. Passe os trechos indicados com áudio e legenda em espanhol. No fim, estimule uma discussão na língua estrangeira sobre as formas de tratamento formal e informal retratadas no filme. Em seguida, proponha que eles façam uma lista dos pronomes de tratamento que aparecem no filme, identificando as situações em que são utilizados.

Avaliação
Observe a desenvoltura na expressão oral e a adequação do uso dos pronomes de tratamento durante a aula.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: