Reportagens | Língua Estrangeira | 6º ano | Reportagens

Bem britânico

Billy Elliot trabalha a pronúncia, tempos verbais e expressões usadas pelos jovens

POR:
NOVA ESCOLA

Billy Elliot, Stephen Daldry, 110 min.

Billy Elliot é um garoto inglês, morador de um bairro operário, que acaba se descobrindo encantado pelo mundo da dança. Ele precisa enfrentar, porém, a oposição do pai, para quem é impensável ver seu filho praticando uma atividade tipicamente feminina. A professora de inglês Karla Avanço, de Goiânia, afirma que a temática do filme permite trabalhar o vocabulário referente a diferenças e semelhanças culturais e a tolerância. "Além disso, por ser uma produção britânica, possibilita colocar os alunos em contato com uma pronúncia diferente da americana", com as quais estão mais acostumados.

Proposta de atividade

Objetivo
Trabalhar a conjugação de verbos nos tempos passados e vocabulário relacionado a diferenças na vida de meninos e meninas.

Conteúdos
Vocabulário relacionado ao dia a dia e aos desejos de garotos e garotas, passado simples e contínuo, used to, estruturas de frases argumentativas e comparativas e pronúncia.

Trechos selecionados
Início do filme, que caracteriza o bairro operário em que Billy vive antes da chegada da academia de balé (2m38s a 8m21s); cenas que mostram Billy contrariado, depois intrigado pela dança e, então tenta arriscar uns passos (8m40s a 12m00s); e o enfrentamento entre Billy e o pai (cena 1 - 25m05s a 29m24s; cena 2 - 57m18s a 1h05m48s; cena 3 - 1h07m48s a 1h11m30s).

Atividade
Pergunte à turma, em inglês, se há coisas que só meninos ou só meninas podem fazer. Monte uma lista com o que eles citaram. Exiba, então, os trechos do filme indicados com áudio e legendas em inglês e abra novamente a discussão para que opinem sobre o caso de Billy. Destaque as característica da pronúncia, com alguns exemplos tirados do filme. Por fim, estimule os alunos a contar o que compreenderam dos episódios mostrados usando os verbos no passado.

Avaliação
Observe a pronúncia dos alunos durante a aula e se eles conseguem usar corretamente os verbos no passado e o vocabulário trabalhado ao recontar o que compreenderam do filme.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: