Reportagens | Educação Física | 8º e 9º anos | Reportagens

Dentro e fora de campo

Em Invictus, Clint Eastwood retrata o episódio em que Mandela uniu a África do Sul pelo esporte

POR:
NOVA ESCOLA

Em 1995, depois de 46 anos de apartheid, Nelson Mandela acabara de ser eleito presidente da África do Sul, um país ainda dividido entre negros e brancos. O país organizaria naquele ano a Copa do Mundo de Rúgbi - esporte identificado com os brancos sul-africanos -, vista por Mandela como uma oportunidade para unir o povo. O episódio marcante é contado pelo diretor Clint Eastwood em Invictus, sugerido pelo professor Fábio Luiz D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo. "O filme é um bom exemplo de como o esporte pode educar para o respeito à diversidade."


Invictus, Clint Eastwood, 134 min., Warner Bros., tel. (11) 2133-2900

Proposta de atividade

Objetivo
Discutir o respeito à diversidade nas práticas esportivas.

Conteúdos
Respeito à diversidade e tolerância no esporte.

Trechos selecionados
Último lance do jogo (1h57m a 2h01m50s). Cena em que Mandela convoca o capitão da seleção sul-africana e faz um discurso de incentivo ao time e de união entre negros e brancos pelo esporte. Esta cena se passa antes do jogo final da Copa do Mundo de Rúgbi (2h02m40s a 2h06m33s).

Atividade
Exiba o trecho indicado e, em seguida, debata com toda a classe a proposta do filme: mostrar o esporte como forma de união de um país dividido pelo preconceito. Faça um breve histórico sobre o apartheid na África do Sul para que eles compreendam o simbolismo daquela partida. Peça que os jovens compartilhem suas opiniões com os colegas e enriqueça a conversa com exemplos de tolerância ou intolerância ocorridos com seleções e jogadores. Episódios recentes de racismo (mesmo dentro do futebol nacional e sul-americano), como o caso do jogador Grafite, chamado de "macaco" por um jogador argentino na Copa Libertadores de 2005, podem ser citados.

Avaliação
Peça que os alunos debatam se os esportes que praticamos são voltados para o respeito à diversidade e, em seguida, questione o que é possível fazer para integrar e fomentar a diversidade. Analise se as respostas indicam a compreensão sobre o tema tratado no filme.

Divulgação. Arte Nova Escola