Reportagens | Educação Física | 6º e 7º anos | Reportagens

Códigos de honra

Em O Último Samurai, militar norte-americano se depara com outra cultura de guerra

POR:
NOVA ESCOLA

Nathan Algren, um conceituado militar norte-americano, vivido pelo ator Tom Cruise, é enviado ao Japão no ano de 1870 para treinar os homens das tropas do imperador Meiji. A missão do militar é prepará-los para eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região e insistem em se opor ao governante. Algren, porém, é capturado pelos inimigos e passa a observar e apreciar o modo e a filosofia de vida dos samurais. "As técnicas exibidas no filme mostram que a luta nada tem a ver com a violência", destaca a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, em São Paulo.


O Último Samurai, Edward Zwick, 144 min., Warner Bros., tel. (11) 2133-2900

Proposta de atividade

Objetivo
Conhecer algumas características das artes marciais (como o judô e o caratê,) como filosofia de vida, em contraposição à banalização da violência atual.

Conteúdos
Técnicas de luta, história das lutas e autodefesa.

Trechos selecionados
Cena do treinamento dado por Algren às tropas do imperador Meiji, em que ele tenta implementar a sua cultura ocidental (20m07s a 22m58s), trecho que mostra a captura dele pelos samurais, quando ele tem contato com arte marcial dos samurais (23m50s a 30m35s); e, por fim, quando já capturado, o diálogo dele com Katsumoto, o líder dos samurais, que o introduz à filosofia dos samurais (38m28s a 44m10s).

Atividade
Exiba os trechos do filme citados acima e, em seguida, organize um debate. Questione os alunos sobre as motivações dos samurais para se contrapor ao poder Meiji e ressalte a defesa da identidade e a importância do diálogo entre grupos diferentes. Pergunte por que o personagem de Tom Cruise mudou de opinião após conhecer os samurais. Peça uma pesquisa sobre lutas marciais praticadas atualmente em sites, como o Artemarciais.net. Depois, em quadra, trabalhe técnicas básicas de luta e de autodefesa, como um modo de introdução à atividade física.

Avaliação
Analise a participação de cada um no debate, a qualidade da pesquisa realizada e o desempenho nas atividades práticas de luta.

Divulgação. Arte Nova Escola