Reportagens | Educação Física | 1º ao 3º ano | Reportagens

Para brincar juntos

Misturando animação com astros reais do basquete, Space Jam - O Jogo do Século é lição de cooperação

POR:
NOVA ESCOLA

Space Jam - O Jogo do Século, Joe Pytka, 87 min., Warner Bros, tel. (11) 2133-2900

Nesta mistura de animação com "vida real", Pernalonga e seus amigos são sequestrados por alienígenas que querem transformá-los em atração de um parque de diversões. O coelho propõe então um jogo de basquete em troca da liberdade do grupo e convoca Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, para ajudá-los. De acordo com a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, em São Paulo, as crianças no início do Ensino Fundamental ainda não entendem todas as regras do basquete, mas o filme serve para mostrar como um jogo competitivo pode ser cooperativo.

Proposta de atividade

Objetivo
Participar de jogos que envolvem cooperação e trabalho em grupo.

Conteúdo
Introdução aos esportes coletivos.

Trechos selecionados
Aqueles em que Michael Jordan e os astros do basquete se divertem sem compromisso, logo no começo do filme (00m35s a 5m58s), e o jogo final, quando o time de Pernalonga e Jordan enfrenta os alienígenas no Jogo do Século (49m58s a 01h14m12s).

Atividade
Após a exibição dos trechos selecionados, tenha uma conversa com os alunos sobre o filme e a necessidade de colaborar um com o outro para que o resultado das partidas seja melhor. Fale também sobre a importância do esporte não ser apenas ganhar ou perder, mas o jogo em si -- nesse momento, ressalte como Michael Jordan, jogador de basquete que marcou época, e Pernalonga demonstram prazer ao praticar o esporte durante o jogo final. Em seguida, peça que as crianças joguem uma partida de queimada tradicional. Depois, proponha uma queimada "cooperativa", em que o aluno que foi acertado troca de time sem sair do jogo.

Avaliação
Avaliar a participação e a motivação em cooperar durante o jogo.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: