Reportagens | Arte | 8º e 9º anos | Reportagens

A dor do autorretrato

Frida, filme sobre a pintora mexicana, mostra como a arte pode expor a vida privada

POR:
NOVA ESCOLA

Frida, Julie Taymor, 123 min., Miramax

Artista da primeira metade do século 20, a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) teve uma vida marcada por tragédias pessoais. Com apenas 18 anos, sofreu um acidente que destruiu sua coluna e cujas sequelas lhe causariam sofrimento até a morte. Entre elas, a impossibilidade de manter uma gestação - Frida sofreu um aborto espontâneo de seu filho com o pintor Diego Rivera (1886-1957). A pintura tornou-se então um espaço para demonstrar a sua dor, marcada pelos autorretratos. A indicação é da arte-educadora Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo.

Proposta de atividade

Objetivo
Discutir a técnica de autorretrato na pintura e conhecer as características do trabalho de Frida Kahlo.

Conteúdo
A técnica de autorretrato na pintura e especificamente no trabalho de Frida.

Trechos selecionados
O que mostra o acidente de ônibus sofrido por Frida (9m13s a 11m00s) no início de sua juventude; trecho em que ela sofre um aborto espontâneo e pinta esse momento (1h01m53s a 1h04m22s); o fim de seu casamento, em que ela corta os cabelos e aparece na tela com uma tesoura nas mãos vestida de homem (1h17m25s a 1h19m20s).

Atividade
Apresente os trechos do filme e fale sobre a vida de Frida, relacionando-a ao contexto do movimento muralista mexicano. Leve para a sala algumas reproduções dos quadros de Frida e uma foto da pintora. Proponha que os alunos as observem e conversem sobre os símbolos que Frida utiliza em suas obras, como os pregos, a cama, os cabelos, assim como se seus traços são fidedignos. Proponha, por fim, que cada um desenhe seu autorretrato, considerando como a vida pessoal pode inspirar esse tipo de trabalho.

Avaliação
Observe a participação dos estudantes na atividade e a qualidade dos autorretratos.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: