Aula animada
O Estranho Mundo de Jack ajuda a aprender como funciona a animação em massinhas
PorNOVA ESCOLA
13/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
13/09/2016
Cansado de todos os anos ser o principal responsável pelo Halloween (Dia das Bruxas) na cidade onde vive, habitada por monstros, bruxas, duendes e vampiros, o criador de abóboras Jack Skellington está vagando pela floresta quando encontra uma passagem para a Cidade do Natal. Encantado com o que vê, ele volta para casa e decide raptar o Papai Noel. Esse é apenas o início desta animação de Tim Burton, que serve de inspiração para a arte-educadora Bianca Oltramari, professora de ateliê infantil no Studio Lazar de Artes, em São Paulo, ensinar aos alunos um pouco de técnicas de animação.
Objetivo
Aprender como se fazem filmes de animação por meio de stopmotion.
Conteúdos
Criação de storyboard (sequência de desenhos em quadrinhos que serve de planejamento para pensar uma animação) e compreender o stopmotion (técnica de animação filmada quadro a quadro com uma filmadora, máquina fotográfica ou feita por computador).
Trechos selecionados
O trecho em que Jack, o personagem principal, está na floresta, diante das portas dos feriados. Ele abre uma e acaba caindo na terra do Natal (13m00s a 17m29s).
Atividade
Explique como funciona o stopmotion. Ele pode ser feito com uma câmera simples, mesmo de um telefone celular, e um boneco de massinha simples, apenas com cabeça e membros. Divida a turma em grupos e peça que façam um boneco de massinha. Quando estiver pronto, o fotografem a cada vez que o mudarem de posição. Depois solicite que exibam as fotos na sequência, criando um filme em stopmotion. Para fazer isso, basta passar as fotos rapidamente na própria máquina digital. Em seguida, estimule todos a criar uma história e desenhar um storyboard para planejar sua filmagem.
Avaliação
Peça que os estudantes apresentem seus trabalhos para a sala. Depois organize uma roda de debate para que todos analisem o que viram e discutam sobre as técnicas que aprenderam naquela aula.
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados