Em que momento e como o tema sexualidade deve ser discutido com os alunos?
E agora, Telma? - Educação sexual
PorNOVA ESCOLA
01/11/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/11/2011
Telma Vinha é especialista em Psicologia Educacional e responde dúvidas sobre comportamento.
Pergunta enviada por Pedro Figueira Dourado, Betim, MG
Sexualidade vai muito além da relação sexual. Envolve maneira de ser, identidade, relacionamentos, respeito, desejo etc. O tema deve estar presente do início ao fim do período escolar. Os pequenos têm curiosidade sobre a origem dos bebês e a diferença entre menino e menina. Essas e outras questões podem ser tratadas à medida que surgem, sendo integradas ao cotidiano por meio de histórias, músicas e jogos. A abordagem mais planejada se inicia quando os alunos entram na puberdade. O educador deve atuar mais como mediador do que como expositor, permitindo que a turma discuta e reflita. A Educação sexual não deve ter caráter terapêutico nem ditar o que é certo ou errado. Isso cabe à família. Sugiro o livro Sexualidade(s) e Infância(s), de Ana Maria Camargo e Claudia Ribeiro. Leia a resenha em novaescola.org.br/extras.
Últimas notícias