Reportagens | Geografia | 8º e 9º anos | Reportagens

Sempre atual

Após um século, Tempos Modernos ainda ajuda a entender sociedade contemporânea

POR:
NOVA ESCOLA

Tempos Modernos, Charlie Chaplin, 87 min., Amazon Digital, tel. (11) 5052-6311

Tempos Modernos, famoso filme de Charlie Chaplin (1889-1977), registrou o início de uma época que mudou radicalmente a sociedade. A rotina do operário que só sabia apertar parafusos numa linha de produção, dramatizada pelo eterno palhaço, é, segundo o professor Sylvio Cesar, da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza, uma maneira de mostrar à garotada o modo de produção característico do início do século 20. "O filme é um meio de ajudar os jovens a comparar o exemplo ali retratado com a realidade brasileira e regional atual."

Proposta de atividade

Objetivos
Compreender os sistemas de produção do início do século 20 e compará-los ao do século 21.

Conteúdos
Sistemas de produção do início do século 20, em especial o taylorismo e o fordismo, e o atual.

Trechos selecionados
As cenas que mostram o protagonista durante sua rotina de trabalho, seu horário de chegada, de saída, a convivência com os colegas, as tarefas, os momentos de descanso, os momentos em que o sistema de produção para por causa de alguma falha (cena 1 - 1m15s a 6m15s; cena 2 - 8m00s a 18m38s; cena 3 - 34m46s a 36m33s; cena 4 - 59m25s a 1h:08m11s).

Atividade
Passe as cenas indicadas acima e, em seguida, problematize o tema com a turma. Peça que eles pesquisem sobre o fordismo e o taylorismo. Onde e quando surgiram esses sistemas? Eles se espalharam pelo mundo? Quais eram os seus princípios? Relacione as informações trazidas por eles aos conteúdos já estudados. Organize os alunos em grupo e proponha que discutam quais elementos do filme são semelhantes à realidade atual e local, quais são diferentes e por quê.

Avaliação
Peça que os alunos escrevam, individualmente, uma análise crítica e comparativa sobre os modelos de produção estudados e vistos no filme e o que hoje existe no Brasil, procurando contextualizar o momento atual de desenvolvimento econômico, e analise se eles compreenderam o conteúdo estudado.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: