Reportagens | Geografia | 5º ano | Reportagens

Erupções vulcânicas

Volcano - A Fúria permite trabalhar as causas desse fenômeno natural e diferenciá-lo de uma catástrofe

POR:
NOVA ESCOLA

Volcano - A Fúria, Mick Jackson, 104 min., Fox Filmes

Volcano - A Fúria retrata um episódio de erupção de um vulcão perto da cidade de Los Angeles e as consequências do fenômeno para a população local. Sylvio Cesar, professor de Geografia da EEFM Prefeito Antonio Conserva Feitosa, de Juazeiro do Norte, a 527 quilômetros de Fortaleza, recomenda a produção hollywoodiana para explicar aos alunos como funciona o vulcão por dentro e como ele é ativado. "É possível relacionar o tema a episódios de erupções recentes, como os ocorridos na Islândia e no Chile, que causaram problemas para a aviação e foram bastante noticiados."

Proposta de atividade

Objetivo
Explicar o vulcanismo como um fenômeno natural, e não como uma tragédia.

Conteúdos
Características de um edifício vulcânico, diferenças entre magma e lava, solo na região do vulcão e consequências para a população próxima.

Trechos selecionados
Cena que mostra um sinal de iminente erupção, quando as pessoas entram em um lago próximo e a água está fervendo (30m00s a 33m16s). Cena que retrata o processo de erupção do vulcão (39m21s a 42m55s)

Atividade
Passe os trechos selecionados do filme, pausando para discutir as características do vulcão apresentadas nas cenas. Tire as dúvidas dos alunos sobre o tema e peça que citem vulcões reais e erupções de que se lembrem. Peça que pesquisem em portais de notícias sobre os episódios citados, como os recentes ocorridos na Islândia e no Chile. De volta à sala, discuta o fato de algumas erupções serem tratadas como tragédia. Leve a turma a compreender que esse é um fenômeno natural que só se torna uma catástrofe quando a população se instala em suas proximidades.

Avaliação
Observe a participação dos alunos nas discussões em sala aula e a qualidade da pesquisa apresentada.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: