Reportagens | Geografia | 4º e 5º anos | Reportagens

Visita ao passado

De Volta para o Futuro retrata mudanças nos costumes e na paisagem com o passar do tempo

POR:
NOVA ESCOLA

De Volta para o Futuro, Robert Zemeckis, 116 min., Universal Pictures do Brasil

Uma das mais famosas trilogias dos anos 1980, De Volta para o Futuro conta a história do adolescente Marty McFly, que, com a ajuda de um cientista, viaja para o passado na tentativa de mudar o futuro. Embora a associação do filme com a disciplina não seja imediata, a professora Aline Souza Melo, dos colégios Nova Escola e I. L. Peretz, ambos em São Paulo, afirma que é possível trabalhar o conteúdo relacionado à mudança de paisagem. As construções e a cidade são diferentes no tempo de McFly e na época em que seus pais eram jovens. "O modo de vida, as roupas e a tecnologia disponível também", afirma.

Proposta de atividade

Objetivo
Observar as mudanças da paisagem (construções e natureza) e dos modos de vida (roupas, costumes e tecnologia) ao longo do tempo.

Conteúdos
Paisagem, espaço e lugar.

Trechos selecionados
Cenas que retratem as mudanças na cidade: quando mostra o relógio da torre parado (8m56s a 11m44s) e funcionando (35m13s a 36m40s); quando ele entra na lanchonete (36m41s a 41m20s); e cenas que mostram a mudança de costumes: Marty no início do filme, com roupas dos anos 1980 (17m28s a 31m45s), e depois no baile, com seus pais vestidos para a festa (1h24m10s a 1h31m07s).

Atividade
Antes de exibir o filme, discuta com a turma sobre o conceito de paisagem. Pergunte como ela se modifica. Exiba os trechos indicados e promova um debate sobre o filme. Proponha então que, individualmente, as crianças escrevam no caderno uma síntese das mudanças observadas no que se refere a comportamento, avanços tecnológicos, modo de vestir e construções.

Avaliação
Avalie a participação no debate e se a síntese aborda os elementos levantados em sala de aula.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: