Compartilhe:

Jornalismo

O declínio medieval

O filme Joana d'Arc de Luc Besson tem como pano de fundo um dos maiores conflitos da Idade Média

PorNOVA ESCOLA

12/09/2016

Joana D'Arc de Luc Besson, Luc Besson, 155 min., Columbia/Sony Pictures, tel. (11) 3584-9900

Entre 1337 e 1453, a França duelava com a Inglaterra em seu território em batalhas que ficaram conhecidas como a Guerra dos Cem Anos. Nesse período, mais precisamente em 1412, nascia na Lorena a camponesa Joana d'Arc. Arrebatada por uma intensa religiosidade e por uma determinação inabalável, ela acreditava que libertar a França do jugo inglês era a sua missão divina. Para o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove), a questão heroica envolvida na história, o pano de fundo da guerra, os conflitos na Baixa Idade Média e a crise do poder feudal são boas justificativas para usar o filme.

Proposta de atividade

Objetivo
Conhecer o modo de vida, as formas de comércio, a organização social e os conflitos da Idade Média.

Conteúdo
Idade Média, que vai do século 11 ao 15, e nascimento dos estados nacionais.

Trechos selecionados
A tomada de Reims por Joana D'Arc e Carlos VII (1h22m50s a 1h39m35s). Cena em que Carlos é coroado às pressas (1h46m48s a 1h49m03s). Também a decisão de Joana, logo em seguida, de rumar para Paris e continuar sua jornada (1h52m03s a 1h58m27s).

Atividade
Compare o filme com iconografias de época, como imagens de castelos na França que foram cenário das batalhas do filme e continuam preservados até os dias de hoje. Com esse material, debata em sala de aula a sociedade medieval, definindo as transformações que ela sofreu culminando em sua decadência e ascensão dos Estados nacionais. Estimule o aluno a fazer as ligações entre os fatos e determinar suas causas.

Avaliação
A avaliação pode ser feita por meio de texto ou participação no debate, verificando a capacidade do aluno em associar os eventos e entender os resultados. No caso, o declínio ao final da Idade Média.

Divulgação. Arte Nova Escola

Veja mais sobre

Últimas notícias