Reportagens | Língua Portuguesa | 3º e 4º anos | Reportagens

Entre os livros

Com Macaulay Culkin, Pagemaster - O Mestre da Fantasia desperta o interesse pela biblioteca

POR:
NOVA ESCOLA

Pagemaster - O Mestre da Fantasia, Joe Johnston, Maurice Hunt e Glenn Chaika, 90 min., Warner Bros., tel. (11) 2133-2900

Pagemaster - O Mestre da Fantasia conta a história de um garoto que morre de medo de sofrer acidentes e não gosta nada de livros. Um dia, para fugir de uma tempestade, abriga-se em uma biblioteca. Lá, um bibliotecário excêntrico o leva a uma viagem inusitada por diversos clássicos da literatura por meio do mágico livro Pagemaster. Três personagens o guiam nessa viagem: Aventura, Terror e Contos de Fada. "Assistir a esse filme com as crianças pode contextualizar uma ótima conversa sobre gêneros literários", diz a professora Ana Flavia Alonço Castanho, formadora do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita (FVC).

Proposta de atividade

Objetivos
Discutir gêneros literários e, com base nisso, organizar a biblioteca de sala com boas indicações de cada gênero.

Conteúdos
Gêneros literários e indicação de boas leituras.

Trechos selecionados
Cena em que o protagonista se transforma em desenho (7m55s a 16m32s); trechos em que aparecem os três livros, Terror, Aventura e Contos de Fada, e em que há referências às obras destacadas (16m33s a 1h04m18s).

Atividade
Veja o filme inteiro com as crianças, mas, se preferir, exiba só os trechos indicados. Em seguida, proponha uma conversa apreciativa sobre a obra: o que acharam mais assustador, emocionante e bonito? Em seguida, retome com elas as referências a obras literárias que aparecem no filme - como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e João e o Pé de Feijão - e pergunte se conhecem os gêneros a que se referem e se há relação entre isso e os três personagens guia da aventura. Proponha então que a turma organize os livros da biblioteca da sala por gênero.

Avaliação
Forme três grupos. Cada um deles deve pensar no melhor livro da biblioteca sobre um dos gêneros trabalhados e preparar uma indicação de leitura para ser exposta no mural da escola.

Divulgação. Arte Nova Escola

Compartilhe este conteúdo: